COMPORTAMENTO

Jeff Bezos vai doar maior parte da fortuna

Dono da Amazon vai distribuir seus bilhões ainda em vida

Da redação | 14 de novembro de 2022 - 15:01

O criador e dono da gigante do comércio on-line, Jeff Bezos, anunciou que vai doar a maior parte de sua fortuna, ainda em vida. Em entrevista à rede CNN, Bezos não revelou quais serão os destinatários de sua fortuna, atualmente calculada em torno de 124 bilhões de dólares.

Mas, a se levar em conta as recentes doações feitas por ele, o dinheiro será distribuído entre hospitais, centros de pesquisa, universidades e organizações sem fins lucrativos.

Bezos foi entrevistado ao lado de sua namorada, Lauren Sanchez. Ele declarou que fazer doações é tão difícil como criar uma empresa: “A parte mais difícil é descobrir como fazer a distribuição. Não é fácil. Construir a Amazon também não foi fácil. Foi preciso muito trabalho e contar com pessoal preparado. Estou descobrindo e Lauren também que a filantropia é semelhante. Não é fácill. Na verdade, é muito difícil”.

Bezos tem sido muito criticado por não ter aderido ao Giving Pledge, um grupo de bilionários norte-americanos – integrado, entre outros por Bill Gates e Warren Buffet – que se comprometeram a doar a maior parte de suas fortunas, ainda em vida.

A ex-mulher de Bezos, Scott Mackenzie, que herdou mais de 50 bilhões de dólares ao se separar dele, em 2019, também é uma das signatárias do Giving Pledge. Nos últimos dois anos, ela já distribuiu mais de 12 bilhões de dólares e promete doar a maior parte de sua fortuna a hospitais, centros juvenis, organizações sem fins lucrativos e outras instituições.

Jeff Bezos, que chegou a ser o homem mais rico do mundo, hoje ocupa o quarto lugar, de acordo com a revista Forbes. No topo da lista encontra-se Elon Musk, dono da Tesla e do Twitter, com uma fortuna em torno de 200 bilhões de dólares; o francês Bernard Arnault, do grupo Louis Vuitton, com 174 bilhões de dólares; o indiano Gautam Adani, do setor de infraestrutura, com 144 bilhões; em quarto lugar, Jeff Bezos; e, em quinto Warren Buffett, com 118 bilhões.

+ DESTAQUES