Campanha para aumentar arrecadação sofre críticas de setores da sociedade
Sob críticas de alguns setores, a agência de arrecadação federal de impostos do Japão lançou uma campanha destinada a promover o consumo de álcool entre os jovens. Intitulada “Sake Viva”, a campanha começa com um concurso que vai selecionar as melhores ideias neste sentido. Podem se inscrever pessoas de 20 a 39 anos e o prazo para entrega das sugestões termina em 9 Setembro. Serão aceitas propostas enviadas de todo o mundo, desde que escritas em japonês. O ganhador, ou ganhadores, serão conhecidos em Novembro.
A justificativa para promover essa campanha – que sofre críticas em setores da sociedade – é de que os jovens japoneses, ao contrário das gerações anteriores, bebem muito pouco. E isso prejudica a arrecadação.
A queda na taxa de natalidade e o envelhecimento da população são outros fatores por trás da iniciativa da campanha.
Dados do Banco Mundial indicam que um terço da população japonesa, 29%, tem mais de 65 anos – a maior proporção em todo o mundo. Segundo a Agência Nacional de Impostos, entre 1995 e 2020, o consumo de álcool entre os japoneses caiu da média anual de 100 litros por pessoa para 75 litros. Com isso, a arrecadação de impostos do setor passou de 5%, em 1980, a 1,7%, em 2020.
O governo japonês alega que é preciso arrecadar mais, com o objetivo de gerar emprego para os mais jovens e sustentar a população idosa. Por sua vez, o Ministério da Saúde tentou explicar que não se trata de convencer as pessoas a beberem mais, mas de promover o “consumo responsável”.
Segundo o jornal “The Japan Times”, milhares de pessoas protestaram contra a campanha, nas redes sociais. A maioria dos internautas acusa o governo de incentivar maus hábitos entre os jovens.
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