CIÊNCIA

James Webb pode encontrar sinais de vida alienígena

Telescópio espacial tem alcance para localizar eventuais seres em movimento em pontos muito distantes

Por: Lucas Saba
Da redação | 10 de novembro de 2022 - 19:51

Cientistas da NASA revelaram que o telescópio espacial James Webb poderá trazer importantes revelações sobre a possibilidade de existência de vida extraterrestre. Com seis planetas potencialmente habitáveis dentro das lentes do James, os astrônomos estão entrando em uma nova era na busca por biologia além do nosso sistema solar.

James Weeb

Primeiras imagens feitas pelo James Webb surpreenderam os astrônomos e encantaram o mundo. (Crédito: NASA)

Quando as primeiras observações do James Webb (JWST) foram tornadas públicas pela agência americana em julho deste ano, as imagens do espaço profundo eram tão impressionantes que era fácil ignorar outros detalhes.

O quadro estava repleto de nuvens de gás e poeira das quais as estrelas nascem, e as formas espirais brilhantes de galáxias ridiculamente distantes. No entanto, para muitos astrônomos, o gráfico, uma simples linha curva, tinha muito mais. Naquelas imagens anunciava-se uma nova era na busca por vida alienígena.

Mostrando a inequívoca detecção de vapor de água na atmosfera de um exoplaneta chamado WASP 96b, foi a primeira prova do poderoso telescópio seria capaz de entregar o que muitos duvidavam, ou seja, detalhes precisos do conteúdo das atmosferas em mundos além do nosso sistema solar. Assim como a beleza de algumas dessas imagens de campo profundo capturou a imaginação do público, a qualidade deste gráfico sem precedentes eletrificou os astrônomos. “De repente, ficou claro que podemos olhar para o céu como nunca antes. Depois de séculos temos chance de lutar para detectar os sinais sutis que provam vida extraterrestre”, dizem os especialistas da agência.

A NASA publicou um comunicado em que enfatiza o potencial do seu Telescópio e com a ajuda do ESA (Agência Espacial Européia) e a CSA (Agência Espacial Canadense) a hipótese de grandes descobertas nos próximos anos. “Telescópio Espacial James Webb encontrará as primeiras galáxias que se formaram no início do universo e espiará através de nuvens empoeiradas para ver estrelas formando sistemas planetários”-  conclui a nota.

Leia também:
BeReal! Novo aplicativo ultrapassa a marca de 4 milhões de usuários

+ DESTAQUES