MEIO AMBIENTE
Mansão subterrânea construída para abrigar bilionários no fim do mundo (Foto: Oppidum)

Bilionários constroem bunkers para se proteger de catástrofes

Empresas vendem fortalezas subterrâneas superluxuosas para bilionários utilizarem como refúgio

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 27 de setembro de 2022 - 21:57
Mansão subterrânea construída para abrigar bilionários no fim do mundo (Foto: Oppidum)

A preocupação com desastres naturais ou guerras sempre assombrou o ser humano. Para algumas pessoas, a hecatombe natural ou social estaria próxima e ficar em casa não seria mais algo seguro. Embora possa parecer exagerado, já existem bilionários preparados para o “fim do mundo”. E, para atendê-los, empresas aptas a construir bunkers subterrâneos, seguros o suficiente para enfrentar qualquer situação.

O cenário acima descrito foi apontado no livro “Survival of the richest”, lançado pelo escritor americano Douglas Rushkoff. O documentarista conversou com bilionários e empresas dedicadas a criar essas residências superprotegidas para a hipótese da necessidade de fuga.

A empresa Vivos x Point, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, é uma das marcas que apostam na vida subterrânea. Ela vende apartamentos luxuosos que foram construídos em uma antiga base do exército norte-americano, usada entre os anos de 1942 e 1967. Após o espaço ser aposentado, a companhia comprou a propriedade. Atualmente já existem ali 575 bunkers particulares feitos de concreto e aço.

O antigo depósito de munições do exército é um enorme espaço subterrâneo que permite mais de 5.000 sobreviventes. Cada bunker consegue acomodar entre 10 a 24 pessoas, por um ano ou mais, sem a necessidade de sair da residência. Têm até 670 metros quadrados de área útil cada.

Confira a propaganda feita pela marca Vivos xPoint:

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida
“Eventos podem ser perturbadores, mas no Oppidum a vida continua ininterrupta” – Oppidum.

Outra marca que está investindo em residências completamente isoladas das cidades é a Oppidum. O esquema de segurança é tão grande que eles a comparam com castelos. A empresa promete espaços “ altamente seguros, completamente discretos, lindamente decorados e sob medida — tudo subterrâneo, dentro do seu próprio domínio”.

“Você pode ter certeza que você, sua família e seus bens mais precisos têm um lugar seguro e confortável perto de casa, sempre que precisar, não importa o que aconteça no mundo”, diz o site da marca.

A empresa promete residências com independência energética e com filtro de ar para proteção contra substâncias tóxicas transportadas pelo ar, que sejam de “origem radioativa, química, biológica ou nuclear”. Além disso, a filtragem inclui um sistema de remoção de CO2 para permitir a renovação suficiente de oxigênio.

Veja a propaganda feita pela marca Oppidum:

Famosos que já procuram alternativas para o “fim do mundo”

Larry Page

O bilionário cofundador do Google, Larry Page, já possui residências particulares em ilhas de Fiji, país na Oceania. E até buscou esses locais para se refugiar da pandemia da Covid-19. Recentemente, Page recebeu visto para residir na Nova Zelândia em uma categoria apenas para ricos investidores.

Jeff Bezos

O fundador da gigante varejista Amazon, Jeff Bezos, adquiriu em 2021 uma embarcação de 127 metros, um super iate. Além dele, Bezos comprou ainda um “iate de apoio” de 75 metros que conta com heliporto, submarino próprio e garagens para carros. Cogita-se que o bilionário tenha pensado nessa verdadeira força tarefa naval para o caso de avanço do mar sobre o continente. Bezos também se enquadra no grupo de barões da tecnologia que lideram a corrida privatizada ao espaço.

Mansão subterrânea construída para abrigar bilionários no fim do mundo (Foto: Oppidum)

+ DESTAQUES