CIÊNCIA

Novas tecnologias ampliam a busca por vida alienígena inteligente

Astrônomos descobrem 8 sinais estranhos que podem ter sido emitidos por seres extraterrestres

Por: Lucas Saba
Da redação | 4 de fevereiro de 2023 - 21:55

Astrônomos estão utilizando novos sistemas para busca por vida extraterrestre, que combinam Inteligência Artificial com as antenas de radiotelescópios. Os primeiros resultados, bastante promissores, levaram à descoberta de sinais estranhos que podem ter sido emitidos por seres alienígenas.

Sistemas de Inteligência Artificial, como o Midjourney, DALL -E 2 e ChatGPT , mostraram um rápido progresso nas buscas. A nova tecnologia permite ampliar a busca de sinais que não poderiam resultar de processos astrofísicos naturais. Quando a IA foi alimentada com um conjunto de dados previamente estudados, ela detectou oito sinais “fora do padrão”. Esses sinais podem ser de extraterrestres, ou então, interferência de rádio, que de acordo com os cientistas é bem raro de acontecer.

As descobertas foram publicadas na revista científica, Nature Astronomy. O artigo destacou como as novas técnicas de Inteligência Artificial podem ajudar na busca por inteligência extraterrestre. Sistemas baseados em IA estão sendo cada vez mais usados ​​para classificar sinais encontrados em grandes quantidades de dados de rádio, ajudando a acelerar a busca por vida alienígena. O sistema, DALL-E 2 tem sido o mais explorado.

Inteligência artificial extraterrestre

Inteligência artificial ajuda nas buscas por extraterrestres. (Crédito: DALL-E 2)

Máquinas reconhecem padrões

Os algoritmos de IA não “entendem” ou “pensam” por si só. Eles se destacam no reconhecimento de padrões e provaram ser extremamente úteis para tarefas como classificação, mas não têm a capacidade de resolver problemas. Eles só fazem as tarefas específicas para as quais foram treinados.

Embora a ideia de uma tecnologia inteligente detectando seres extraterrestres soe como promissora, ainda faltam muitos detalhes a serem resolvidos na IA. O programa não é capaz de encontrar evidências sólidas de alienígenas, por hora, apenas indícios. Na tentativa de minimizar as falhas do programa os cientistas procuram por “assinaturas tecnológicas” de rádio. Esses sinais indicariam a presença da tecnologia e, com isso as chances são grandes de haver algum tipo de vida inteligente no local.

Nova Inteligência Artificial

Peter Ma, um estudante da Universidade de Toronto e principal autor do artigo, foi o responsável pela criação da nova tecnologia. Peter inseriu sinais simulados em dados reais e, em seguida, usou esse conjunto de dados para treinar um algoritmo de IA chamado autoencoder. À medida que o autoencoder processava os dados, ele “aprendeu” a identificar recursos salientes nos dados.

Depois de treinar o algoritmo de IA, ele identificou 20.515 sinais de interesse, que foram inspecionados pela equipe de pesquisadores. Destes, oito sinais tinham características de assinaturas tecnológicas e não podiam ser atribuídos a interferência de rádio. Para verificar esses sinais, os cientistas foram ao telescópio da Virginia, nos EUA, para observar todos os oito sinais de interesse.

Já houve situações semelhantes no passado. Em 2020 , foi detectado um sinal que acabou sendo uma interferência de rádio. Embora monitorem diariamente esses oito novos candidatos, a explicação mais provável é que se tratava de manifestações incomuns de interferência de rádio: não alienígenas. A esperança dos cientistas reside na expectativa de que as novas tecnologias evoluam a ponto de desvendar o mistério, se há ou não vida extraterrestre.

Leia também:

+ DESTAQUES