Onda de calor provoca incêndios na França, Portugal e Espanha
Cerca de 50 mil hectares de florestas e até de plantações já foram destruídos pelos incêndios que se espalham pela região Sudoeste da França. As cidades situadas ao longo dos rios Gironde e Garonne, entre elas Bordeaux, estão entre as mais afetadas. Muitos moradores tiveram que abandonar suas casas.
Segundo as autoridades locais, mais de mil bombeiros estão na operação de controle ao fogo, mas os ventos fortes e as altas temperaturas têm dificultado os trabalhos, impedindo que o fogo seja controlado.
A primeira-ministra Elisabeth Borne e o ministro do Interior Gérald Darmanin visitaram à área atingida para inspecionar os danos. Já o presidente Emmanuel Macron anunciou por meio de sua conta no Twitter que países como Áustria, Alemanha, Grécia, Polônia e Romênia já estão enviando ajuda à França.
Neste verão, diversos países europeus sofreram com incêndios florestais causados pelas altas temperaturas e secas recordes. Em Portugal e na Espanha, mais de mil mortes foram confirmadas devido ao clima. Especialistas estimam que a temperatura média do planeta já aumentou cerca de 1,2°C desde o início da era industrial e a previsão é de que as temperaturas mantenham a tendência de alta.