Fotografias indicam que houve ataque aéreo e não explosão acidental
A base russa de Saky, no oeste da Crimeia, região tomada pela Rússia da Ucrânia em 2014, sofreu grandes danos após explosões provocadas por mísseis na terça-feira (09/08), conforme mostram fotos de satélite divulgadas nesta quinta-feira.
Na véspera, segunda-feira, a fotografia mostra a base aparece intacta. No dia seguinte, pelo menos oito aviões estacionados podem ser vistos danificados ou destruídos e várias crateras ao redor são visíveis.
A Ucrânia não reivindicou a responsabilidade pelos ataques, mas as novas evidências fotográficas indicam que os estragos foram provocados por bombardeios precisos, já que conseguiram pontos chave da vase, como os aviões. Após as explosões, a Russia divulgou a versão que os estragos haviam sido provocados por detonações acidentais dentro da própria base.
As imagens de satélite, feitas e divulgadas pela Planet Labs, baseada nos Estados Unidos, mostram ainda muitos buracos na terra ao redor das instalações, provavelmente ocasionados por bombardeios.
Os aviões que aparecem danificados são de dois modelos diferentes, incluindo o Su-24MS. E na área dos ataques, três prédios da base aparentam também ter sofrido danos pelas explosões.