GUERRA
Associated Press

Guarda-costas de Putin deserta e chama o presidente de “criminoso de guerra”

Ex-agente do serviço secreto também afirmou que Putin vive escondido num bunker, com medo de ser morto

Por: Lucas Saba
Da redação | 4 de abril de 2023 - 15:28
Associated Press

O ex-capitão do serviço secreto russo e guarda-costas do presidente Vladimir Putin, Gleb Karakulov, desertou e fugiu para a Turquia. Em entrevista concedida pouco depois de se refugiar no país, Karakulov, “Putin é um criminoso de guerra”.

O ex-agente revelou que o presidente  permanece em seu bunker 24 horas por dia para evitar tentativas de assassinato e mostra um lado que chamou de “paranoico”. Karakulov revelou ainda que o líder russo nunca utiliza o celular e a internet por medo de ser grampeado. Em vez disso, leva uma caixa de comunicação especial para as viagens. Na bagagem, também vai uma mala nuclear, que pode usar para desencadear uma guerra atômica.

Putin segue com receio da Covid e por isso está no seu quarto ano de isolamento, afirma o ex-agente do serviço secreto. O oficial foi supostamente responsável por vazamentos anteriores sobre o trem blindado de Putin , que ele usa em suas viagens cada vez mais raras pela Rússia, por medo de que seu avião presidencial possa ser abatido do céu. Os vazamentos revelaram as cores do trem: cinza e vermelho, isso é parte da camuflagem para se parecer com um trem de passageiros normal russo, tornando-o visualmente idêntico aos outros.

Veja o trecho da entrevista de Gleb Karakulov:

A paranoia de Putin também é demonstrada pelo fato de ele nunca usar um telefone celular. “Quero dizer, em todos os meus anos de serviço, não o vi nenhuma vez com um telefone celular. O Putin… ele não usa internet ou telefone celular. Ele só recebe informações de seu círculo mais próximo, ele vive em um vácuo de informações”, disse Karakulov.

Seu conhecimento dos eventos é filtrado pelos serviços secretos – e o que ele assiste na TV russa também é controlado pelo Kremlin. Analistas ocidentais há muito suspeitam que Putin não tem recebido relatórios precisos de seus generais e outros em seu círculo íntimo sobre a situação na Ucrânia, por medo de sua ira ao receber más notícias.

Isso é demonstrado por seus guardas, que “o chamam de chefe, o adoram de todas as maneiras e só falam dele nesses termos’, de acordo com Karakulov. Questionado se Putin está sempre em ‘bloqueio’, Karakulov respondeu: ‘Sim, ele está. Ainda temos um presidente que se isola. Passamos por uma quarentena rígida de duas semanas antes de qualquer evento, mesmo aqueles com duração de 15 a 20 minutos.

“Há um grupo de funcionários liberados por essa quarentena de duas semanas. Eles são [considerados] ‘limpos’ e podem trabalhar na mesma sala que Putin”. No entanto, questionado sobre rumores de que Putin estaria com uma doença terminal, ele afirmou não saber se o mandatário teve ou ainda tem câncer. Há suspeitas de que ele tem câncer ou doença de Parkinson.

“Posso dizer que fiz muitas viagens com ele, e ele fez muitas viagens antes de 2020. Depois disso, ele ficou em seu bunker e talvez fizesse apenas uma, no máximo, três viagens por ano,” disse Karakulov.

Mas ele confirmou que Putin tem um palácio no topo de um penhasco, avaliado em 1 bilhão de libras (cerca de 7 bilhões de reais) em Gelendzhik , no Mar Negro, e o iate particular Scheherazade, conforme revelado anteriormente pela mídia independente da Rússia.

Karakulov enviou uma mensagem ao povo russo: ‘Nosso presidente perdeu o contato com o mundo. Ele vive em um casulo de informações nos últimos dois anos, passando a maior parte do tempo em suas residências, que a mídia chama muito apropriadamente de bunkers Nosso presidente se tornou um criminoso de guerra”.

Fontes dos serviços de inteligência Ocidentais estranharam o fato de Karakolov ter fugido para a Turquia, onde o governo é forte aliado de Moscou e pode prende-lo a qualquer momento.

Leia também:
Finlândia integra-se à OTAN no processo de adesão mais rápido da aliança
Astrônomos fazem descoberta inédita sobre os anéis de Saturno

+ DESTAQUES