Novo secretário do Tesouro destrói o plano econômico de Truss e ela pode ser forçada a renunciar
A popularidade da primeira-ministra britânica Liz Truss despencou e ela está ameaçada de não completar nem dois meses no cargo. Se as eleições no Reino Unido fossem realizadas agora, a oposição trabalhista teria 36 pontos de vantagem sobre o Partido Conservador, de Truss: 56% a 20%, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Esse dado pode levar os conservadores a convocar um voto de desconfiança no governo.
Na sessão de hoje do Parlamento, Truss permaneceu menos de meia-hora e deixou o local depois de ouvir seu secretário do Tesouro, Jeremy Hunt, nomeado há três dias, destruir o plano econômico que ela havia apresentado para tentar reativar a economia. Além de descartar o plano que previa amplos cortes de impostos, mas não esclarecia de onde viriam recursos para incentivar a retomada do crescimento, Hunt deixou claro que a proposta estava cheia de falhas. Ao ouvir tudo isso, ela deixou o Parlamento visivelmente irritada. O discurso acabou pesando na popularidade de Truss, que agora poderá ser obrigada a renunciar.
Hunt alertou que medidas duras terão que ser tomadas para corrigir o rombo nas finanças do país, agravado pelo aumento nos preços dos combustíveis, especialmente o gás para aquecimento doméstico, uma consequência direta da guerra na Ucrânia. O corte nos impostos para os mais ricos que deveria – segundo o plano de Truss e de seu ex-secretário do Tesouro Kwasi Kwarteng – canalizar investimentos para vários setores, foi descartado por Hunt. Ele também também anunciou o descongelamento dos impostos sobre bebidas e para os donos de bares e destilarias, um setor bastante afetado pela pandemia. Os proprietários deste setor já manifestaram seus descontentamento.
Outra medida que já está provocando irritação é a suspensão, a partir de Abril, do limite de aumento de preços no setor de energia. Hunt ainda não se pronunciou sobre a ajuda de 400 libras a cada família, para que possam arcar com os custos do gás para aquecimento doméstico.