Primeira-ministra Liz Truss e seu ministro da Economia sofrem séria derrota
Sob forte pressão de seu partido, Conservador, a primeira-ministra Liz Truss e seu ministro da Economia, Kwasi Kwarteng, cancelaram o pacote econômico que havia sido apresentado como o começo de uma solução para a crise econômica que envolve o país. O principal ponto do pacote era a redução de impostos para os contribuintes de alta renda. Seriam beneficiadas as pessoas com renda anual a partir de 150 mil libras (cerca de R$900 mil). Com esse pacote, o governo esperava injetar mais dinheiro no mercado, estimulando o consumo.
Contrariando a expectativa do governo, só o anúncio do pacote, antes da entrada em vigor, já provocou forte turbulência no mercado, além de desvalorização da libra. Ao anunciar o cancelamento do pacote, o Kwarteng afirmou: “Nós ouvimos e entendemos”, referindo-se às exigências dos representantes do Partido Conservador.
A exemplo de outros países da Europa, o Reino Unido enfrenta forte pressão inflacionária, com o índice chegando a 9,9% em Setembro, o mais alto em quatro décadas. Os preços dos alimentos e dos combustíveis sofreram forte aumento, por causa da guerra na Ucrânia. Além disso, o país prepara-se para enfrentar um inverno difícil, diante da alta nos preços do gás de aquecimento e a redução no fornecimento, também como consequência da guerra.