INTERNACIONAL

Gina Lollobrigida, um dos maiores nomes do cinema, se despede aos 95 anos

Atriz italiana, que brilhou nas telas nos anos 50 e 60, já foi descrita como uma das mulheres mais belas do mundo

Da redação | 16 de janeiro de 2023 - 10:41

Gina Lollobrigida, a atriz italiana que fez sucesso em Hollywood e em todo o mundo, morreu nesta segunda-feira, aos 95 anos, num hospital de Roma.

Nas palavras do Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, ela se foi, “Mas seu charme permanecerá para sempre”.

Protagonista em mais de 50 filmes, rodados na Europa e Estados Unidos, Gina, ficou conhecida como La Lollo, entrou para a história do cinema depois de passar num teste na Cinecittá, o maior estúdio da Europa nos anos 50 e a meca do cinema italiano, por onde passaram todos os grandes diretores, atores e atrizes.

De personalidade forte, mostrou seu temperamento logo de início, como gostava de contar nessa história: “Eles me ofereceram mil libras por um papel. E eu lhes disse que queria um milhão de libras, achando que não iriam concordar. Para minha surpresa, eles disseram Sim”.

Gina Lollobrigida, uma carreira de sucesso, em mais de 50 filmes. (Foto: Divulgação)

Na Europa e nos Estados Unidos, trabalhou ao lado dos maiores atores da época, como Marcello Mastroianni, Humprey Bogard, Vittorio Gassman e Anthony Quinn.

Dos mais de 50 filmes que participou, destacam-se: “Pão, Amor e Fantasia“, “A Romana“, “O Corcunda de Notre-Dame” (era a Esmeralda e Quinn o Quasímodo); “Trapézio” , “Outros Tempos“, “Fanfan, La Tulipe” e “O Grande Jogo“.

+ DESTAQUES