DIREITOS HUMANOS

Atrizes francesas cortam cabelo em protesto pela morte de jovem iraniana. Veja o vídeo 

Juliette Binoche e Isabelle Huppert se juntam em manifestação em defesa da jovem morta numa prisão do Irã

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 5 de outubro de 2022 - 21:57

Grandes atrizes francesas, incluindo Juliette Binoche, Isabelle Huppert e Marion Cotillard, cortaram mechas de cabelo em manifestação de protesto pela morte da jovem iraniana Mahsa Amini, que foi presa por não usar de forma correta o véu exigido pelas autoridades religiosas do Irã. Dias após a prisão, Masha apareceu morta e com sinais de tortura.

O protesto das atrizes francesas também tinha como objetivo manifestar solidariedade às mulheres iranianas que não concordam com a obrigatoriedade de usar véu.

Amini, de 22 anos, foi presa pela “polícia da moralidade” do Irã por estar com ‘trajes inapropiados”, o que significa não atender ao rígido código de vestimenta que exige que as mulheres cubram os cabelos em público.
Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

Ela chegou a ser internada num hospital, mas não resistiu aos ferimentos provocados por pancadas e métodos de tortura. A notícia da morte da jovem provocou uma onda de protesto que deixou mais de 130 mortos e centenas de feridos, nos choques entre policiais e manifestantes.

Em clip no Instagram, Juliette Binoche exaltou “a liberdade” antes de cortar um pedaço de seu cabelo e mostrá-lo para a câmera. Com uma versão da canção de protesto italiana “Bella Ciao”, outras celebridades francesas como Marion Cotillard e Isabelle Adjani também resolveram cortar o cabelo.

“O povo iraniano, com as mulheres na frente, está arriscando suas vidas para protestar. Essas pessoas querem apenas as liberdades mais básicas. Essas mulheres, esses homens, merecem nosso apoio”, diz a mensagem que acompanha o vídeo no Instagram que já foi visto quase 200 mil vezes.

Veja o vídeo:

+ DESTAQUES