ECONOMIA

França apresenta o trem de alta velocidade do futuro 

Velocidade vai alcançar 350km/h e as composições vão oferecer mais conforto

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 15 de setembro de 2022 - 19:36

A empresa ferroviária estatal francesa SNCF e a fabricante de trens Alstom revelaram a última geração dos trens de alta velocidade. Essa versão completa de dois andares do TGV foi chamada de M e apresenta um nariz mais longo e aerodinâmico. A primeira fase de testes começará na República Tcheca no final do ano. Este novo design vai estrear na rede de Paris em 2024 e em toda França ao longo dos próximos 10 anos.

Agora 97% dos componentes do trem são recicláveis. Foto: Alstom / Divulgação

Em 2018, a SNCF encomendou 100 trens da nova versão a um custo de 2,7 bilhões de euros (14,16 bilhões de reais). Outros 15 trens foram encomendados em agosto de 2022. A maioria deles operará na França, mas a Alstom informou que também vão circular pelos trilhos de outros países. O TGV M operará na velocidade de 350km/h, bem mais dos que os 270km/h, dos atuais.

A empresa que fabrica os trens disse que não está preocupada em ir mais rápido com eles, mas sim em gastar menos energia e levar mais passageiros. Os interiores das composições serão mais espaçosos e podem acomodar até 740 pessoas, em comparação com o máximo de 634 da atual.

Modularidade sem precedente: é isso que a empresa que está produzindo o novo trem promete sobre a configuração interior. Segundo a Alstom, um vagão pode ser convertido de segunda para a primeira classe e vice-versa ou adaptado para permitir espaço para bagagem de grandes dimensões ou bicicletas. O novo trem também virá com plataforma elevatória para permitir que os usuários de cadeira de rodas embarquem de forma independente. Um sistema de som a bordo para ajudar os viajantes com deficiência visual.

O TGV  (do Francês Train de Gran Vitesse, ou Trem de Grande Velocidade) é uma das marcas de trem de alta velocidade mais famosas do mundo e tem sido um marco nas viagens ferroviárias europeias desde o início dos anos 80.

Leia também:
■ França anuncia ajuda para famílias pagarem luz e gás 
■ Vídeo mostra o cortejo acompanhado por milhares de pessoas

+ DESTAQUES