COMPORTAMENTO

Festas e comemorações podem beneficiar a saúde e o bem-estar

Uma boa celebração na dose certa pode aumentar a expectativa de vida, reduzir a ansiedade e até a depressão

Por: Lucas Saba
Da redação | 22 de dezembro de 2022 - 21:55

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, descobriram que uma celebração na dose certa pode beneficiar a saúde e o bem-estar além de auxiliar no combate da ansiedade e depressão. Os autores do estudo citam três condições para que isto aconteça: reunião social, comer ou beber, na companhia de amigos ou parentes, havendo um esforço intencional para que o clima seja positivo, promoverá uma maior satisfação física e psicológica.

“Muitas celebrações nesta época do ano incluem duas das três condições – comer e beber enquanto se reúnem. Adicionar a terceira condição, com um empenho adicional para reconhecer a importância do encontro, é fundamental. Por exemplo, reserve um tempo para parabenizar alguém por ser aceito na universidade ou um projeto de trabalho que deu certo ou, ainda, uma nova oferta de emprego. Isso maximizará os benefícios para o seu bem-estar e de todos os participantes das festas de fim de ano.” diz a autora da pesquisa, Kelley Wight, professora da School of Business da Universidade de Indiana.

Festas e comemorações

O final de ano possibilita encontros que influenciam na qualidade de vida. (Crédito: Pexels)

A professora enfatiza a importância da reunião mesmo que seja virtual, se todos tiverem comida e bebida em mãos celebrando algum acontecimento positivo, isso também trará benefícios a saúde. Por isso os autores do estudo defendem que, mesmo na pandemia os encontros virtuais tem que ser explorados.

Celebrações em locais que atendem populações em risco de solidão e isolamento, como lares de idosos, podem ser particularmente benéficas. A pesquisa revelou que as consequências do sentimento de solidão podem causar problemas não só mentais, mas físicos também, ou então agravando enfermidades já existentes.

Os autores do estudo também ressaltam a necessidade de evitar medidas que possam afetar as reuniões sociais, como os lockdowns da COVID, entendam os benefícios das celebrações. Eles recomendam que, se os organizadores precisarem ter celebrações virtuais, a comida e a bebida ainda devem desempenhar um papel importante. Isso ajudará a garantir que as pessoas saiam da celebração sentindo-se socialmente apoiadas.

O estudo foi publicado no Journal of Public Policy & Marketing.

Leia também:
■ Ciclone de inverno se espalha pelos EUA. Milhões de americanos enfrentam temperaturas abaixo de zero
■ Pessoas toleram parentes no máximo por quatro horas

+ DESTAQUES