SOCIEDADE

FBI admite que usa CIA e NSA para espionar americanos

Manual revela como os serviços de inteligência americanos cometem abusos ao investigar as pessoas sem qualquer ordem judicial

Por: Lucas Saba
Da redação | 12 de janeiro de 2023 - 21:55

Um manual do próprio FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, revela como a agência usa a CIA e a Agência de Segurança Nacional – NSA – para investigar a vida privada dos cidadãos norte-americanos sem mandado judicial e contrariando a legislação. O documento que já teve versões anteriores, foi atualizado recentemente e é a primeira versão pública desde o governo de Barack Obama.

Reescrito em 2021, o manual confirma o vazamento que mostra a colaboração do FBI com a CIA e a NSA para investigações  que podem envolver espionagem sem ordens judiciais contra pessoas que nunca foram acusadas de nenhum crime. Essas investigações são conhecidas como “avaliações” no FBI e isso já foi criticado por especialistas da área de segurança pública e defensores dos direitos civis. A CIA e a NSA – essa última a maior agência de espionagem dos EUA – supostamente deveriam cuidar de ameaças externas à segurança do país.

As revelações vão alimentar os críticos que há muito acusam o FBI de abusar de seus poderes de vigilância de segurança nacional. Espera-se que a parceria do FBI com as agências de inteligência dos EUA focadas em ameaças estrangeiras receba intensa vigilância do novo Congresso controlado pelos republicanos. O Comitê Permanente de Inteligência da Câmara e o Comitê Judiciário da Câmara estão investigando como as agências de inteligência invadem a vida pessoal dos americanos. Os planos incluem um novo painel para examinar a atuação do governo federal contra os próprios cidadãos .

Novas informações sobre o trabalho do FBI com outras agências federais e autoridades estaduais e locais estão incluídas no livro de regras de 906 páginas, escrito durante o governo Trump e revisado pelo presidente Biden. A agência publicou o Guia de Operações e Investigações Domésticas atualizado online depois de rejeitar os pedidos para torná-lo público. O site do FBI teve uma explosão de acessos após a divulgação do livro.

Leia também:
Sai La Niña e entra El Niño. Tendência é a temperatura subir em todo o mundo
Atriz Michelle Yeoh leva seu 1º Globo de Ouro depois de 40 anos em Hollywood 
Menina de 9 anos encontra dente do maior tubarão que já existiu

+ DESTAQUES