INTERNACIONAL

Explosão gigantesca destrói refinaria russa na Sibéria

A suspeita é de sabotagem já que a região está fora do alcance dos drones ucranianos

Por: Carlos Taquari
Da redação | 19 de dezembro de 2022 - 15:10

Uma gigantesca explosão atingiu a refinaria de petróleo de Markovskoye, na região de Irkutsk, no leste da Sibéria. Como o local está fora do alcance dos drones lançados pela Ucrânia contra alvos da Rússia, acredita-se que a explosão, seguida de um incêndio, resultou de um ato de sabotagem.

As chamas se espalharam por uma área de mais de mil metros quadrados. Horas depois, embora o incêndio pudesse ser visto a quilômetros de distância, as autoridades locais informaram que “o fogo está sob controle”. As suspeitas de sabotagem aumentaram depois que se constatou que essa explosão ocorre poucos dias depois de um incidente semelhante a poucos quilômetros de distância, também na Sibéria. A decisão do governo de Vladimir Putin de convocar 300 mil reservistas, adotada há dois meses, provocou uma onda de descontentamento entre as famílias dos jovens que são forçados a ir para a guerra.

A refinaria de Irkutsk tem entre seus sócios o bilionário Nikolay Buinov, que mantem estreitas relações com altas figuras do Kremlin.

LEIA MAIS

Leia também:
■ Após quase 50 anos, Spielberg diz se arrepender de ter feito “Tubarão”
■ Satélite vai monitorar rios e lagos para prever inundações e secas

 

+ DESTAQUES