MEIO AMBIENTE
(Foto: Pexels)

Exploração de gás e petróleo avança em áreas de proteção ambiental

Mais de 2 mil projetos de produção em 835 áreas protegidas foram lançados em 91 países

Por: Carlos Taquari
Da redação | 30 de maio de 2023 - 20:55
(Foto: Pexels)

Como a demanda por combustíveis fósseis não diminui, apesar dos alertas sobre o aquecimento do planeta, as empresas do setor avançam sobre áreas de proteção ambiental. Levantamento realizado pela organização alemã sem fins lucrativos Lingo revela que, atualmente, 2.905 projetos de exploração de carvão, gás e petróleo estão em andamento, em 835 áreas ambientalmente sensíveis, em 91 países.

O estudo realizado pela Lingo (abreviação para “Leave it in the Ground Initiative” – Iniciativa para deixe isto no solo ) mostra que a exploração em áreas de proteção ambiental vão do Alasca, no extremo norte dos Estados Unidos, à Austrália, passando pela Amazônia e Oriente Médio, além da Ásia e Leste da Europa, incluindo a Rússia.

De acordo com a Lingo, esses projetos têm um forte impacto negativo para a saúde do planeta, por vários motivos. Primeiro, porque a queima de combustíveis fósseis é a principal causa do aquecimento global. Segundo, porque a exploração em áreas de proteção ambiental afeta diretamente a biodiversidade, provocando desequilíbrio na flora e fauna, o que se reflete também nas comunidades habitadas mais próximas.

Os especialistas da Lingo lembram, ainda, que os diferentes ecossistemas constituem parte fundamental nas defesas do planeta, porque contribuem para absorver e armazenar carbono. Esse processo ajuda a reduzir o acúmulo de poluentes da atmosfera, um dado importante na luta contra as mudanças climáticas. Além disso, há o fato de que, na maioria das vezes, a implantação de projetos nestas áreas leva à derrubada das florestas e à degradação no entorno.

Exemplos de exploração  

Entre os maiores projetos em áreas ambientalmente sensíveis, destacam-se os seguintes:

Ainda sobre o Brasil, conforme aparece no mapa abaixo, as Áreas de Proteção Ambiental ameaçadas pela exploração de gás e petróleo são:

O estudo da Lingo alerta que a biodiversidade global e o clima deveriam levar os governos a suspender a exploração de combustíveis fósseis em áreas sensíveis. Mas o que vem acontecendo, segundo a ONG, é exatamente o contrário: as áreas que deveriam estar sob proteção atraem a exploração e estão se tornando cada vez mais degradadas.

Exploração de gás e petróleo avança em áreas de proteção ambiental

Mais de 2 mil projetos, em 91 países, para exploração de carvão, gás e petróleo em áreas de proteção ambiental. (Mapa: Lingo)

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida

+ DESTAQUES