Ele é suspeito de hackear mais de 130 contas de empresários, artistas e de políticos como Biden e Obama
O Tribunal Nacional da Espanha aprovou a extradição para os Estados Unidos de um cidadão britânico acusado de invadir as contas de Twitter de dezenas de personalidades, incluindo os empresários Bill Gates e Elon Musk, o rapper Kanye West, o presidente Joe Biden e o ex-presidente Barack Obama. Promotores norte-americanos que solicitaram a extradição informaram que o acusado, além de invadir as contas de Twitter, pedia que as pessoas enviassem bitcoins para uma conta controlada por ele. Em troca, ele prometia o retorno em dobro.
Um comunicado do Tribunal informa que os requisitos foram cumpridos para entregar Joseph James O’Connor às autoridades dos EUA por 14 acusações que cobrem crimes como revelação de segredos, participação em gangue criminosa, acesso ilegal a sistemas de computador, fraude na Internet, lavagem de dinheiro e extorsão .
O’Connor, 23, de Liverpool, Inglaterra, foi preso na cidade costeira de Estepona, no sul da Espanha, em julho de 2021.
Ele é acusado de hackear cerca de 130 contas do Twitter. O documento do tribunal relata que ele também é procurado por hackear a conta do Snapchat de uma figura pública não identificada que ele supostamente tentou extorquir com a ameaça de publicar fotos da pessoa nua.
Ele também é procurado por vários casos de prática de swatting, ou seja, trotes para serviços de emergência com o objetivo de enviar um grande número de policiais para diferentes locais.
Os juízes espanhóis rejeitaram os argumentos dos advogados de O’Connor de que ele deveria ser julgado na Espanha, já que os servidores que ele usou estavam nos EUA. Ainda cabe apelação. O comunicado disse que ele é procurado pelos tribunais da Califórnia e de Nova York. Um comparsa de O’Connor, Graham Ivan Clark, que coordenava os ataques, foi preso na Flórida, em 2021, e condenado a 3 anos de prisão.
Antes de ser preso, em 2021, O’Connor chegou a dar entrevista ao New York Times, quando afirmou: “Não me importo. Eles podem vir me prender. Vou rir deles”.