COMPORTAMENTO

Em refeição com amigas, mulheres comem mais

Fazer apenas uma das refeições acompanhada pode resultar em alguns quilos a mais no final do mês

Da redação | 11 de janeiro de 2023 - 19:14

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. E mostrou que, num almoço ou jantar com amigas ou amigos, as mulheres ingerem muito mais calorias do que quando comem sozinhas.

A experiência juntou grupos de mulheres que, durante três dias, fizeram as refeições acompanhadas e, em outros três, se alimentaram sozinhas. Em média, elas consumiram 540 calorias a mais, nos dias três dias em que tinham companhia.

Numa outra etapa, o estudo mostrou que, aquelas que comem mais, em eventos sociais, não reduzem a quantidade depois. A conclusão é de que, se fizerem pelo menos uma das refeições do dia em grupo, ao final do mês terão acumulado alguns quilos a mais. Os pesquisadores acreditam que as calorias consumidas a mais estão associadas a conversas amigáveis durante a refeição, que levam a pessoa a se distrair.

Comer em grupo pode significar alguns quilos a mais no final do mês. (Foto: Pexels)

Embora a pesquisa tenha incluído apenas mulheres, é bem provável que o mesmo ocorra com os homens, segundo a responsável pelo estudo, Suzanne Higgs, professora na Universidade de Birmingham.

Higgs disse esperar que o estudo sirva de alerta para que as pessoas fiquem atentas à quantidade de alimentos que consomem quando estão distraídas, conversando com amigos ou até mesmo num almoço de trabalho.

Crédito da Foto da Capa: Freepik

+ DESTAQUES