COMPORTAMENTO

Em média, as pessoas têm 11 pensamentos negativos por dia

“Não sou bom o suficiente"; "não tenho uma boa aparência" são preocupações que atormentam as pessoas

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 4 de janeiro de 2023 - 21:55

Uma pesquisa com 2 mil adultos revela que as pessoas têm, em média, até 11 pensamentos negativos por dia como: “”Se eu fizer isso, vai dar errado”; “Ninguém gosta de mim”; “Estou acima do peso” e “Nunca serei feliz”. Esses pensamentos também impedem as pessoas de conquistarem seus objetivos.

O mesmo estudo também traz outros números sobre o comportamento humano. Enquanto 34% sentem que estão se decepcionando, 32% se preocupam mais em desapontar os outros e 37% acreditam que são seus piores inimigos.

Outros 34% sentem que seus próprios pensamentos os impediram de alcançar certos objetivos, incluindo encontrar um novo trabalho (40%), expressar seus verdadeiros sentimentos (38%) e alcançar seus objetivos de saúde (35%).

Segundo a equipe da pesquisa, para combater os pensamentos negativos, o melhor caminho é manter um estilo de vida agitado, praticar a atenção plena e repetir afirmações positivas.

“Pensamentos negativos ou intrusivos, também conhecidos como distorções de pensamento, serão experimentados pela maioria das pessoas, em algum momento de suas vidas. A boa notícia, no entanto, é que é possível combatê-los”, diz o chefe de psicologia Andreas Michaelides, do Noom, o programa de estudos sobre mudança de comportamento que encomendou a pesquisa.

Um estudo de 2021, descobriu que quanto mais tempo as emoções negativas permanecem no cérebro humano, pior é para sua saúde mental. “Uma maneira de pensar sobre isso é que quanto mais tempo seu cérebro se apega a um evento ou estímulo negativo, mais infeliz você relata ser”, disse a psicóloga e pesquisadora Nikki Puccetti, da Universidade de Miami.

Pensamentos negativos podem se tornar realidade

Recentemente, cientistas da Universidade de Shinshu, no Japão, descobriram que, quando as pessoas têm crenças negativas sobre si mesmas, esses pensamentos tendem a se cristalizar internamente e influenciar futuras análises próprias. Em outras palavras, pensamentos negativos sobre si mesmo podem se transformar em uma profecia autorrealizável. Além disso, os pesquisadores dizem que as pessoas que já se veem sob uma luz negativa são mais propensas a lembrar e incorporar o retorno negativo porque isto se alinha com sua autopercepção pré-estabelecida.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES