DIREITOS HUMANOS
Governadora democrata cancela 17 sentenças de morte no estado de Oregon

Em decisão incomum, governadora cancela todas sentenças de morte

Kate Brown, de Oregon, vai livrar os presos que aguardam no corredor da morte trocando a pena por prisão perpétua sem liberdade condicional

Por: Mario Augusto
Da redação | 14 de dezembro de 2022 - 12:50
Governadora democrata cancela 17 sentenças de morte no estado de Oregon

A governadora do estado de Oregon, Kate Brown, do Partido Democrata, anunciou que vai comutar as sentenças de 17 prisioneiros que aguardam no corredor da morte para prisão perpétua sem chance de liberdade condicional.

Com menos de um mês para encerrar seu mandato, a governadora justificou que está usando o seu poder executivo por acreditar que a pena de morte é errada. Oregon é um dos 27 estados que permitem a pena de morte, mas desde 1997 nenhum prisioneiro é executado com a pena capital.

A decisão de Kate Brown, que entrará em vigor já na próxima quarta-feira (21/12) foi criticada pelos membros do Partido Republicano de Oregon que fica na região oeste dos Estados Unidos.

O líder republicano de Oregon no Senado, Tim Knopp, atacou a governadora. “O povo do Oregon votou para acabar com a pena de morte?”, provocou. “Não me lembro disso ter acontecido.” Knopp ainda acrescentou: “Mesmo estando no fim do mandato, Brown continua a desrespeitar as vítimas dos crimes mais violentos”.

Em nota à imprensa, Brown disse que a substituição da pena de morte pela prisão perpétua era necessária porque os 17 presos foram reabilitados, e porque acredita que a pena de morte é “imoral”. “É uma punição irreversível que não permite correção; é um desperdício de dinheiro do contribuinte; não torna as comunidades mais seguras; e não pode ser e nunca foi administrada de forma justa e equitativa”, disse ela.

Governadora democrata cancela 17 sentenças de morte no estado de Oregon

Kate Brown considera pena de morte “imoral”. (Foto: Flickr)

Medida incomum

A medida é considerada incomum nos estados que praticam a pena de morte.  A rede de TV Oregon Public Broadcasting afirmou que a Kate Brown usou seus poderes de clemência mais do que qualquer outro governador anterior do Oregon.

De acordo com o gabinete de Brown, ela é a sétima governadora dos Estados Unidos, nos últimos 50 anos, a comutar todas as sentenças de morte em um estado.

A pena capital está prevista na constituição do estado de Oregon, o que significa que outro governador pode optar por retomar a prática no futuro. No entanto, a democrata que substituirá Brown, Tina Kotek, também se opõe à pena de morte por causa de suas convicções religiosas.

Dezessete pessoas foram executadas nos EUA em 2022, de acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte.

Mesmo sendo uma medida impopular para uma parcela significativa da sociedade norte-americana, Kate Brown assume o ônus. Uma pesquisa de opinião feita no início deste ano revelou que ela tem o índice de aprovação mais baixo dentre todos os governadores dos Estados Unidos.

Governadora democrata cancela 17 sentenças de morte no estado de Oregon

+ DESTAQUES