CIÊNCIA

Droga retarda envelhecimento

Cientistas descobrem fórmula que poderá ficar conhecida como a droga da juventude

Por: Lucas Saba
Da redação | 16 de agosto de 2022 - 21:59

Cientistas israelenses descobriram uma droga que poderá ficar conhecida como a fonte da juventude. Essa droga repara as células danificadas que se desgastam ao longo dos anos. Um grupo de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, depois de anos de estudo com o objetivo de retardar o envelhecimento, descobriu que, quando as células de uma pessoa começam a se deteriorar, levam ao acúmulo de mitocôndrias defeituosas. No entanto, os cientistas criaram um método para proteger essas células, uma espécie de “capa de proteção”.

Essa descoberta da ciência moderna pode levar a uma nova pílula que previne uma série de doenças, em decorrência da idade, como: Alzheimer, Parkinson, derrame e insuficiência cardíaca.

Leia também:
Viajar pelo mundo, quase de graça? Sim, isso existe!
Violência contra mulheres cresce 20% em SP e RJ

De acordo com a pesquisa, essa capa de proteção mantém a função das células em perfeito estado, por um período de tempo muito maior que o habitual. A pílula na prática vai combater a deterioração da atividade tecidual e molecular das células.

Droga retarda o envelhecimento

Droga combate deterioração das células e tecidos 

A equipe espera que o estudo tenha encontrado um capítulo novo da ciência mundial, para ajudar as pessoas de maneira ampla e acessível financeiramente.

“No futuro, esperamos poder atrasar significativamente o desenvolvimento de muitas doenças relacionadas à idade e melhorar a qualidade de vida das pessoas, com um preço acessível”, diz o autor da pesquisa, Shmuel Ben-Sasson.

Os pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e a empresa de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica, Yissum prometem lançar o remédio ainda este ano no Oriente Médio.

“As nossas descobertas têm um valor significativo para a população global sobre o envelhecimento, com isso, vamos ajudar o mundo todo” conclui Itzik Goldwaser, presidente da empresa Yissum. Pesquisas semelhantes sobre como retardar o envelhecimento também estão sendo desenvolvidas nos Estados Unidos e diversos países da Europa.

+ DESTAQUES