MEIO AMBIENTE

DiCaprio investe em app contra desperdício de comida

Aplicativo conecta clientes com restaurantes que vendem alimentos mais baratos

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 29 de setembro de 2022 - 21:57

The Washington Post

Too Good To Go (TGTG), um aplicativo apoiado por Leonardo DiCaprio, que conecta usuários a restaurantes e lojas que oferecem comida excedente não vendida, foi lançado em Los Angeles, na Califórnia, a 13ª cidade nos Estados Unidos.

O TGTG foi fundado na Dinamarca, em 2016, por Lucie Basch e Jamie Crummie, com o objetivo de fornecer uma alternativa razoável ao descarte de alimentos. Os usuários estão conectados a restaurantes, cafés, padarias, mercearias e sorveterias que vendem produtos não consumidos, que são reunidos em “sacolas surpresa” que normalmente podem ser adquiridas por um terço do preço original.

Atualmente, o aplicativo tem 61 milhões de usuários, 3 milhões deles nos EUA, e tem parcerias com 154 mil restaurantes e lojas em todo o mundo. Em Los Angeles, a TGTG trabalhará com mais de 100 parceiros que incluem Alfred’s, Mel’s Drive Inn, Tartine e Laudrée. DiCaprio investiu na empresa, adquirindo uma participação não revelada.

“Vi um vídeo do TikTok sobre alguém que comprou bagels usando o aplicativo e morava em Nova York e eu tinha acabado de me mudar para lá e achei que era uma ideia tão legal”, diz Mariana Labbate, estudante universitária, que se mudou para do Missouri para Nova York,  no ano passado e baixou o TGTG para economizar. O aplicativo foi lançado em Nova York em 2020. Labbate já fez pedidos de sua padaria local, um restaurante indiano e uma pizzaria, entre outros.

Cenário do desperdício no mundo

Globalmente, 17% dos alimentos cultivados nunca são consumidos de acordo com a ONU. Só nos EUA cerca de 40% dos alimentos são desperdiçados. A maioria desses alimentos acaba em aterros sanitários, onde se estima que provocam de 8-10% das emissões de gases de efeito estufa, como o metano. Além de evitar parte desse desperdício, especialistas dizem que aplicativos como o TGTG podem ajudar a promover a sustentabilidade, tornando as pessoas mais conscientes de como utilizam seus alimentos.

“Se você sai de uma loja com três sacolas de alimentos, sabe que está jogando uma sacola fora”, diz Lewis Ziska, professor da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia. “O que muitas vezes acontece é que os alimentos frescos em particular estragam e os processados, como uma lata de tomates, podem expirar. É uma questão particularmente importante agora, quando você começa a analisar o custo dos alimentos”.

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DiCaprio investe em app

App Too Good To Go, ainda não disponível no Brasil. (Foto: Too Good To Go)

O TGTG se junta a um grupo crescente de aplicativos criados para evitar o desperdício de alimentos em todo o mundo, incluindo Tabete, com sede no Japão; Olio, com sede no Reino Unido; e Treature, com sede em Cingapura. Desde o seu lançamento, o TGTG começou a operar em 12 cidades dos EUA – LA será a 13ª – incluindo Nova York, Chicago, Washington DC e Austin, Texas.

Globalmente, o aplicativo diz que seus usuários economizaram mais de 147 milhões de refeições, o que equivale a cerca de 588 milhões de libras de alimentos. Em 2019, o TGTG foi certificado como B Corp, o que significa que atendeu aos padrões de desempenho social e ambiental.

“Cada vez que expandimos para uma nova área, é emocionante”, diz Matte Lykke, CEO da TGTG . “LA é uma área especial para todos fora dos EUA, porque vimos essa área em filmes a vida toda. Então acho que todos na empresa estão muito animados.”

O lançamento coincidiu com o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. E ocorre também um dia depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou mais de US$ 8 bilhões em compromissos dos setores público e privado para ajudar a combater a fome.

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