Habilidades da inteligência artificial vão representar economia de tempo e dinheiro
Não se trata de exagerar na expectativa relacionada com os recursos da inteligência artificial. Inúmeros testes comprovam que os robôs programados para exercer tarefas humanas vão ocupar um espaço cada vez maior no dia a dia nas empresas, nas escolas e nas residências.
Apesar das críticas e advertências, o ChatGPT, criado pela empresa OpenAI, por exemplo, já tem sido considerado uma ferramenta indispensável para algumas atividades básicas.
Os especialistas defendem que, além de poupar tempo, a inteligência artificial pode ajudar as pessoas em diversas tarefas. Por exemplo:
Escrita
Já está comprovado que a IA pode escrever textos, relatórios, notícias e artigos. Na medida em que os softwares para essa área avancem, também poderão fazer sugestões e até participar de reuniões de brainstorming, contribuindo com ideias novas para projetos em diversas áreas.
Algumas pessoas já estão utilizando esses recursos para escrever relatórios de trabalho ou estudo. E já se tem notícia de que livros estão sendo escritos com ajuda da IA e vendidos em formato digital ou impresso.
Design
No campo do design, a IA pode ser útil nas tarefas de geração de imagens computadorizadas, layouts e cominação de cores. Na produção de imagens, há quem aproveite os recursos de um ChatGPT ou Midjourney, combinados com o Photoshop, alcançando resultados surpreendentes.
Nessa área, vale lembrar que, quando se trata de criatividade, a máquina ainda não superou os humanos.
Processamento de dados
Já faz tempo que as máquinas superaram o homem no processamento de dados. Mas, agora, os algoritmos estão indo muito além. Já é possível converter texto impresso ou escrito em dados digitais, graças aos algoritmos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Além de economizar grande tempo de trabalho, a tecnologia, além de converter, já corrige os erros que apareceram na transferência para o digital.
Por isso, de acordo com alguns analistas a tecnologia será cada vez mais comum entre nós nos próximos anos. “A entrada e o processamento de dados, provavelmente, serão automatizados em cinco a 10 anos. Os algoritmos de aprendizado de máquina podem inserir dados com mais rapidez e precisão do que os humanos”, afirmou Imane Adel, vice-presidente executivo de estratégia da Paymob, para uma entrevista da Forbes.
Análise de dados
A capacidade de analisar e interpretar dados de forma correta é um recurso extremamente importante para a tomada de decisões. Nessa tarefa, as máquinas já provaram que superam os humanos, em diversas frentes. Isto porque a tecnologia consegue identificar padrões e insights que podem passar despercebidos pelos humanos.
Edição de vídeo
As novas tecnologias conseguem selecionar e reunir automaticamente as melhores partes do vídeo e ainda adicionar transições e ajustar os níveis de áudio. Também podem ajudar em tarefas como retoque de imagem, estabilização de vídeo e correção de cores.Além disso, geram previews, que permitem aos usuários visualizar o produto final e fazer correções, quando necessário.