O novo grupo incluiu peixes, lagartos, aranhas, escorpiões e plantas, em pesquisa fundamental para entender a diversidade dos ecossistemas
Muito se fala sobre a redução da biodiversidade do planeta, mas nem tudo está perdido. Apenas em 2022, foram descobertas 146 novas espécies de animais e plantas. Incluindo: peixes, raias, lagartos, aranhas, escorpiões e plantas. Esses “novatos” foram catalogados pelos pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia, EUA. A lista é extensa contemplando: 44 lagartos, 30 formigas, 14 lesmas marinhas, 14 plantas com flores, 13 estrelas do mar, sete peixes, quatro besouros, quatro tubarões, três mariposas, três vermes, dois escorpiões, duas aranhas, dois líquenes, um sapo, um molusco, um pulgão e um biscoito do mar.
“A pesquisa de novas espécies é crítica para entender a diversidade da vida na Terra e identificar os ecossistemas que mais precisam de proteção”, diz o Dr. Shannon Bennett, virologista e chefe de ciências da academia. “Como vimos na COP15, a ciência da biodiversidade está na vanguarda da ação de conservação global e é fundamental para unificar as nações e equipá-las com as ferramentas e informações necessárias para reverter as taxas de extinção de espécies até 2030. Por descobrindo e documentando novas espécies, podemos contribuir para esse objetivo histórico e garantir que nosso mundo natural permaneça rico e diversificado para as próximas gerações” afirma o pesquisador.
Os cientistas fizeram suas descobertas nos seis continentes e três oceanos, desde picos de montanhas isoladas até centenas de metros submersos no oceano. A Nova Caledônia, no Pacífico, é agora o lar de 28 novas espécies de lagartixas de Bavayia, mais do que dobrando o número conhecido.
Uma planta, a cebola da montanha de Minnesota, foi descoberta durante uma viagem de helicóptero pelas montanhas Klamath, na Califórnia. “O piloto decidiu nos colocar na montanha de Minnesota por mais ou menos meia hora. Foi realmente no meio do nada”, diz a pesquisadora da academia Julie Kierstead. O curador da Academia de Zoologia de Invertebrados, Dr. Terry Gosliner, descobriu 14 lesmas marinhas novas para a ciência da região do Indo-Pacífico.
Estudantes do ensino médio da Bay Area, Harper Forbes e Prakrit Jain, todas essas são escolas associadas a academia, descobriram dois escorpiões novos para a ciência. Paruroctonus soda e Paruroctonus conclusus são pequenos escorpiões que habitam o deserto dos leitos de lagos secos e salgados do centro e sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
Outra espécie que foi descoberta em 2022: Actenonyx aotearoa Kavanaugh é um besouro encontrado no interior da ilha sul da Nova Zelândia também era novo para a ciência. Também foi descoberto um novo gênero de patins Caliraja, às vezes conhecido como tubarão chato, encontrado na costa da Califórnia.