ECONOMIA
Associated Press

Conselho Constitucional aprova reforma na França

As mudanças no sistema de Previdência vão entrar em vigor a partir de Setembro

Por: Carlos Taquari
Da redação | 14 de abril de 2023 - 15:03
Associated Press

A reforma no sistema previdenciário da França foi aprovada nesta sexta-feira pelo Conselho Constitucional, última etapa do processo de aprovação, depois que o projeto passou pelo Senado, mas não foi votado na Assembleia Nacional. O presidente Emmanuel Macron, diante da possibilidade de derrota da proposta na Assembleia, baixou um decreto para aprovar a medida, agora referendada pelo Conselho.

A principal mudança trazida pela reforma, que entrará em vigor a partir de Setembro, é o aumento no limite de idade de 62 para 64 anos, para ter acesso à aposentadoria.

Esse limite que agora vai vigorar na França é o menor, entre seus vizinhos na Europa Ocidental, onde a idade mínima varia, atualmente, entre 65 e 67 anos, em países como a Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.

Apesar dessa diferença, os sindicatos franceses combateram duramente a medida, com uma série de greves e manifestações, que prometem manter contra o governo de Macron. Novos protestos estão previstos a partir de hoje e durante todo o final de semana.

No entanto, ao anunciar a aprovação, o Conselho Constitucional declarou que “esta decisão é irreversível”.

+ DESTAQUES