CIÊNCIA

Choque de estrelas no espaço produz ouro e platina

Astrônomos registram colisão de estrelas com buraco negro, evento incomum no universo

Por: Carlos Taquari
Da redação | 8 de dezembro de 2022 - 21:55

“A maior fábrica de ouro do universo”. Foi assim que o Dr. Matt Nicholl, professor da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descreveu o choque de estrelas com um buraco negro, evento extremamente raro, que provoca uma explosão de raios-gama. Trata-se da mais poderosa explosão conhecida no universo, segundo os cientistas.

Registrado pelos telescópios instalados em diversas partes do planeta, o evento foi acompanhado pelos cientistas das universidades de: Leicester e Birminhgam, no Reino Unido; Radbout, na Holanda, todos liderados pelo astrônomo Jillian Rastinejad, da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

Os astrônomos batizaram o fenômeno de GRB 211211A e explicaram que, imediatamente após o choque, surge uma gigantesca luz infravermelha, resultado do que chamam de uma “kilonova”, evento astral gerado pela colisão de estrelas com um buraco negro.

O professor Gavin Lamb, pesquisador da Universidade de Leicester, disse que um dia depois da explosão, registrada em dezembro do ano passado, mas que só agora foi analisada pelo grupo de cientistas, ainda era possível ver um gigantesco raio de luz infravermelha.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES