Na quarta-feira, foram notificados 31.527 novas infecções, 3 mil a mais do que o pico anterior em abril deste ano
A China registrou nesta quarta-feira (23/11) seu maior número de casos diários de Covid-19 desde o início da pandemia. O país contabilizou 31.527 novos casos da doença em 24 horas. O pico anterior tinha acontecido em abril deste ano com 28.000 infectados.
Até agora, a China registrou média de apenas três mortes para cada 1 milhão de habitantes, enquanto EUA registraram 3 mil mortes por milhão, o Brasil, 3,2 mil e o Reino Unido 2,4 mil mortes por milhão.
Embora a política de Covid-zero adotada pela China tenha salvado vidas, ela impacta fortemente a economia e a vida das pessoas comuns que não podem trabalhar nem sair de casa durante o isolamento forçado em caso confirmado de infecção.
Diante do recrudescimento do número de casos em Pequim, as autoridades sanitárias chinesas aplicaram restrições em vários distritos, com fechamento de lojas, escolas e restaurantes.
CHINA – Government has changed all protestors Covid QR codes to RED. Effectively locking them down.
Now you know what those thousands of camps they are building were for!
China doesn’t like dissent.. and that’s catching on in your country too!pic.twitter.com/fs6caMiyqw
— Bernie's Tweets (@BernieSpofforth) November 23, 2022
Como as medidas de restrição exercem forte pressão sobre a economia, o governo chinês anunciou que fará cortes pontuais nas reservas bancárias e pode utilizar outras ferramentas de política monetária para garantir liquidez no país.
Apesar de o número oficial de casos ainda estar abaixo dos padrões internacionais, a China tenta eliminar todas as cadeias de infecção. O desafio conta com um complicador natural. O país enfrenta um inverno rigoroso e a variante Ômicron que é altamente contagiosa.
Para minimizar os efeitos do lockdown a China pretende evitar os bloqueios totais nas cidades atingidas pela nova onda de infecções. Em vez disso, pode recorrer a bloqueios mais localizados de 3 a 5 dias, mas, independentemente de qual seja o alcance da restrição, a maioria delas é imposta sem aviso prévio.