MEIO AMBIENTE
Foto: Japan News-Yomiuri - Via Washington Post)

As cerejeiras no Japão, em todo seu esplendor

Com a chegada da Primavera, moradores da capital e outras cidades recebem seu presente anual

Por: Carlos Taquari
Da redação | 10 de abril de 2023 - 17:46
Foto: Japan News-Yomiuri - Via Washington Post)

As 1.000 cerejeiras plantadas ao longo de 3 quilômetros, no parque de Kitakata, em Fukushima, no Japão, agora floresceram todas de uma vez, criando um espetáculo único para os visitantes. Turistas chegam ao local, procedentes de outras cidades japonesas e até de outros países.

São poucas as árvores que proporcionam um espetáculo tão esperado como as cerejeiras em flor, que marcam o início da Primavera, no hemisfério Norte. Seja em Tóquio, Kyoto e outras cidades, no Japão, ou Washington DC, nos Estados Unidos, os moradores esperam ansiosamente por esse momento.

Para os apreciadores, o espetáculo vai além de contemplar a delicadeza das minúsculas flores, de tom rosa e branco. Quando sopra uma leve brisa, os visitantes podem observar as pétalas que caem, cobrindo o chão como um tapete.

Aqueles que desejam ver o espetáculo precisam acompanhar de perto o calendário. Em Tóquio, Kyoto e Fukushima, acontece entre os meses de Março e Abril e a duração é bastante curta: apenas de 10 a 14 dias. Mas em outras regiões, como Okinawa, no Sul do Japão, onde prevalece um clima subtropical, as árvores florescem mais cedo, em Janeiro. Já em Hokkaido, ao Norte, as flores só aparecem em Maio.

Parque de cerejeiras em Fukushima, no Japão. (Foto: Japan News-Yomiuri, via Washington Post)

As condições do clima também influenciam no calendário das árvores. Se as temperaturas nas semanas que antecedem o florescimento das árvores forem amenas, o espetáculo acontece mais cedo. Se fizer muito frio, as flores vão demorar mais para aparecer.

Nos Estados Unidos, além de Washington, outras cidades também contam com o espetáculo das cerejeiras: San Francisco e Los Angeles, na Califórnia; Portland, no Oregon; Dallas, no Texas; Seattle, no Estado de Washington; Boston, Massachusetts; e Philadelphia, Pennsylvania.

 

 

+ DESTAQUES