Cantora anunciou aos fãs que a doença debilita seus movimentos, provoca tremores no corpo e que por isso foi obrigada a cancelar shows de sua turnê
“Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida”, continuou ela.
Celine, em foto que já mostra efeitos da síndrome que gera rigidez pelo corpo (Foto: capt. vídeo)
A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) é uma rara afecção neurológica caracterizada por uma intensa rigidez axial e proximal de membros, com espasmos inesperados, devido a uma atividade contínua das unidades motoras, que são progressivos e podem ser fatais.
“Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, já sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido. Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumado”, explicou Celine Dion.
Por causa da doença, a cantora disse que “não estará pronta para reiniciar a turnê na Europa em fevereiro”.
A SPR não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados e aliviados por meio de medicamentos. Os especialistas não sabem o que causa SPS, que afeta mais as mulheres do que os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos.