SAÚDE

Celebridades apostam nos banhos de gelo em busca da beleza

Mergulhos na água abaixo de zero trazem saúde, perda de peso e um corpo mais bonito, acreditam artistas, cantores e muitos outros

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 10 de fevereiro de 2023 - 19:37

O que Kim Kardashian, Harry Styles, Neymar,  Ariana Grande, Gwyneth Paltrow, Cauã Reymond, Lady Gaga, Justin Bieber e Lais Ribeiro têm em comum? Por incrível que pareça, todos já mergulharam ou continuam tomando banhos de gelo para cuidar da saúde e do bem estar. Isso significa ficar numa banheira lotada de gelo por 15 minutos? Eles apostam que este tipo de tratamento traz mais energia, reduz a inflamação pelo corpo, ajuda na melhora do humor e na perda de peso. Mas atenção! A ciência não confirma todos esses benefícios que os famosos e as celebridades apontam.

A modelo, influenciadora e empresária Kim Kardashian americana já postou o mergulho no seu Instagram de 345 milhões de seguidores. O cantor, ator e compositor britânico Harry Styles também twittou sobre seus banhos na sua rede de mais de 38 milhões de seguidores.  A atriz e cantora americana Kristen Bell diz que suas imersões são “brutais”, mas mentalmente inspiradoras. A cantora, compositora e rapper norte-americana And Lizzo afirma que os mergulhos nas “pedrinhas abaixo de zero” reduzem a inflamação e fazem seu corpo se sentir melhor.

A modelo brasileira Laís Ribeiro aposta na banheira de gelo para manter a sua beleza. Foto: Instagram/Reprodução

O psiquiatra Will Cronenwett, chefe da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, disse que a imersão em água muito fria estimula a parte do sistema nervoso que controla o estado de repouso ou relaxamento e isso pode aumentar a sensação de bem-estar. Ele também comentou que esse tratamento ajuda na resposta ao estresse de luta ou fuga, embora isso não esteja comprovado. “Você tem que vencer seu próprio medo. É preciso ter coragem para entrar numa banheira com gelo. E quando você finalmente faz isso, sente que realizou algo significativo. Você alcançou um objetivo”, analisou.

Pesquisadores tchecos também descobriram que ficar alguns minutos em água fria pode aumentar a concentração de dopamina no sangue, o famoso hormônio da felicidade produzido no cérebro, em 250%. Mas grandes quantidades têm sido associadas à paranoia e agressão, revelou o fisiologista James Mercer, professor emérito da Universidade Ártica da Noruega, co-autor de uma recente revisão científica de estudos sobre o assunto.

Outros estudos já demonstraram que o banho de gelo é contraindicado para cardíacos ou pessoas que têm histórico com essa doença porque aumenta a pressão sanguínea e o estresse no órgão. Mergulhos repetidos na água fria já mostraram também que ajudam a emagrecer e reduzir os riscos ou manter o controle da diabetes, embora mais estudos sejam necessários para provar tudo isso.

Leia também:
Pedaço do Sol se desprende e preocupa cientistas
O poder dos influenciadores no mercado imobiliário americano 

+ DESTAQUES