COMPORTAMENTO

Casais precisam falar sobre sexo, alerta terapeuta

É um grande erro achar que só se deve tocar no assunto quando surgem problemas

Por: Carlos Taquari
Da redação | 14 de fevereiro de 2023 - 21:55

Graduada em sexualidade humana e Sociologia pela Universidade de Brown (EUA) com mestrado em Psicologia, a terapeuta Vanessa Marin, acumula duas décadas de estudos e pesquisas na área. Com base nesses estudos, ela acredita que os casais deveriam falar mais sobre sexo e não apenas quando enfrentam algum tipo de problema.

O primeiro alerta que ela faz é de que, na vida real, as questões relacionadas com o sexo são bem diferentes do que se vê no cinema. “onde tudo é lindo e perfeito”. Nesse sentido, um dos primeiros mitos a serem derrubados é o de que o desejo surge espontaneamente e no mesmo momento que o parceiro. “Isto seria incrível se fosse verdade”, diz Marin.

Como isso não faz parte da realidade, a terapeuta propõe que os casais conversem mais sobre o assunto. E tenham as respostas para as seguintes questões:

– o que significa sexo bom para mim?

– e para o outro?

– o que você gosta de sentir antes da relação sexual?

– como tudo deve começar?

– qual é o ambiente mais adequado?

– qual é o tipo de energia que você gosta de sentir?

– qual é o grau de intimidade que existe entre o casal?

Por último, mas não menos importante:

– o que eu realmente quero e desejo?

Importante não deixar para falar sobre o assunto só quando aparecem os problemas, ensina a terapeuta. (Fotos: Pexels)

Estas são apenas algumas das questões que a terapeuta trata no livro: “Sex talks: The five conversations that will transform your love life” ( Falando sobre sexo: as cinco conversas que vão transformar sua vida amorosa).

Além do resultado dos estudos e pesquisas, Vanessa Marin relata no livro sua experiência pessoal que, segundo ela, não difere muito de um grande número de mulheres: “durante dez anos fingi orgasmos porque não conseguia dizer aos parceiros do que gostava”.

As coisas mudaram quando ela conheceu o atual marido, Xander Marin, que assina o livro com ela. Após a empolgação inicial, a vida sexual de ambos entrou no modo monotonia. Então, eles procuraram ajuda e descobriram que, o primeiro passo era conversar sobre o assunto, descobrir as expectativas próprias e do outro.

A partir das descobertas, Vanessa se dedicou a um programa de educação sexual que resultou num conjunto de cursos on-line e mais de 300 mil seguidores no Instagram.

Basicamente, o segredo está no fato de que muitos problemas na relação sexual dos casais têm origem na falta de comunicação. Acima de tudo, é preciso saber exatamente qual é a expectativa de cada um dos lados e buscar os meios de atender esse objetivo.

Leia também:
Papa lamenta condenação de bispo na Nicarágua
Em busca de um passaporte. Mulheres russas viajam à Argentina para dar à luz

+ DESTAQUES