Russos lançam drones kamikaze contra Kiev e outras cidades ucranianas
Um avião militar caiu em uma área residencial da cidade de Yeysk, no sul da Rússia, matando pelo menos duas pessoas e ferindo 15. Yeysk fica em frente ao território ocupado pelos russos no sul da Ucrânia, separado pelo Mar de Azov. Segundo a imprensa local, apesar do atendimento dos serviços de emergência, o fogo consumiu cinco andares e vários blocos de apartamentos.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que o avião, um caça-bombardeiro Su-34, estava em um voo de treinamento quando um de seus motores se incendiou. Os pilotos da aeronave se ejetaram antes do acidente, disse o comunicado.
Veja as imagens:
“Special military operation”, day 236
A military plane (seemingly SU-34) collapsed into a residential neighbourhood of the Azov port town #Yeysk. Scary footages; the impact of this crash must be enormous. pic.twitter.com/N6bmu9josF pic.twitter.com/MT5FR7Yg9x
— Sergey Vasiliev (@sevslv) October 17, 2022
Iran must be held responsible for delivering combat drones #Shahed136 to Russia (which relabels them as #Geran2). #Iran is aiding and abetting the Kremlin’s aggressive war against and the commission of war crimes in #Ukraine. pic.twitter.com/X8VdwdacgK pic.twitter.com/6CogTHrhuJ
— Sergey Vasiliev (@sevslv) October 17, 2022
Mais cedo, a Rússia atacou o centro de Kiev com drones kamikaze e bombardeou outras cidades ao redor do país. Soldados ucranianos dispararam para o ar tentando derrubar os veículos aéreos não tripulados que carregavam explosivos capazes de causar grande destruição. Os moradores fugiram em busca de abrigo.
É a segunda vez em uma semana que o Kremlin desencadeou ataques indiscriminados em toda a Ucrânia enquanto suas forças acumulam derrotas no campo de batalha.
“Durante toda a noite e toda a manhã, o inimigo aterroriza a população civil. Drones e mísseis Kamikaze estão atacando toda a Ucrânia. Mais de um prédio residencial foi atingido em Kiev”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy em uma rede social.
Autoridades militares da Ucrânia disseram que os ataques em Kiev usaram drones suicidas de fabricação iraniana, modelo Shahed-136, que voam para o alvo determinado e explodem. Por isso, eles são chamados de drones kamikaze.
Por causa dessa suspeita de fornecimento de drones militares para a Rússia, o Irã pode sofrer novas sanções da União Europeia ao longo desta semana, disse o principal diplomata da UE, Josep Borrell.
O vídeo a seguir, produzido pelo jornal Whashington Post, mostra vários pontos da capital Kiev logo após os ataques por drones kamikaze.
Os ataques desta segunda-feira seriam uma resposta das tropas russas contra uma ofensiva ucraniana na cidade russa de Belgorod, a 40 quilômetros da fronteira coma Ucrânia. Belgorod é estratégica no abastecimento das tropas terrestres russas. Fontes ligadas à Rússia relataram pelo menos 16 explosões e ataques ao aeroporto da cidade no fim de semana, mas Kiev não confirmou a autoria dos ataques.
A inteligência militar britânica informou nesta segunda-feira que a Rússia está enfrentando problemas logísticos mais graves no sul da Ucrânia após a explosão em 8 de outubro que causou danos a uma ponte rodoviária e ferroviária na ligação da Rússia continental com a Crimeia, região anexada por Moscou em 2014.
Leia Também: