ECONOMIA

Canadá planeja atrair 1,45 milhão de imigrantes em 3 anos

Veja como o brasileiro interessado pode candidatar-se; o objetivo é preencher 465 mil vagas só em 2023

Da redação | 2 de novembro de 2022 - 13:32

O governo do Canadá está implementando medidas para atrair imigrantes com o objetivo de suprir a escassez de mão de obra no país. A estimativa é que consigam atrair 1,45 milhão de pessoas até 2025 para ocupar as quase um milhão de vagas de emprego no período. Este é considerado o maior plano de imigração ao Canadá de todos os tempos.

Só no ano passado, o governo admitiu 405 mil pessoas. Em coletiva nesta semana, o ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, afirmou que o país tem atualmente cerca de três trabalhadores para cada cidadão aposentado.

“Precisamos de mais trabalhadores em todos os setores em todas as regiões do país, independentemente de serem profissionais de saúde da linha de frente, motoristas de caminhão, construtores de casas ou engenheiros de software”, explicou Fraser.

Primeiro-ministro Justin Trudeau, idealizador do novo plano de imigração (Foto: Redes Sociais)

O “novo plano de imigração” canadense visa receber 465 mil pessoas em 2023, aumentando para 500 mil em 2025. “Estamos desenvolvendo o programa e estabelecendo metas altas para os próximos anos, porque a imigração é fundamental para o crescimento de nossa economia e ajudar as empresas a encontrar os trabalhadores de que precisam”, tuitou o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Leia mais:
Desafios

O Canadá adota há anos a política para atrair imigrantes, para compensar o impacto das baixas taxas de natalidade e do envelhecimento da população e reformulou algumas políticas para superar as interrupções relacionadas à pandemia no movimento e na migração.

Os imigrantes representam, segundo estimativas deste ano do país, 23% da população canadense. O percentual representa o maior número de imigrantes no país em mais de 150 anos.

Mesmo com número alto de imigrantes no país, o “novo plano de imigração” recebeu ressalvas por políticos e foi questionado por parte da imprensa. Durante entrevista coletiva de Fraser nesta semana, jornalistas questionaram como o governo conseguiria lidar com a pressão sobre moradias populares nas regiões mais pobres do Canadá e qualquer discriminação ou desafios que os imigrantes possam enfrentar para encontrar apoio adequado após sua chegada. Já o partido conservador da oposição, embora crítico do anúncio do governo, expressou apoio aos esforços para aumentar a imigração.

Como se candidatar para conseguir um trabalho no Canadá

O governo canadense possui um sistema online, o Express Entry, que explica os procedimentos para se candidatar a vagas no país, além de explicar todos os critérios para tal. O programa oferece três opções de imigração, são elas:

Aula de Experiência Canadense: para trabalhadores qualificados com experiência anterior de trabalho no Canadá. E, além disso, que possuem experiência no ramo há, pelo menos, três anos antes de se candidatar.

Programa Federal de Trabalhadores Qualificados: para trabalhadores qualificados com experiência de trabalho no estrangeiro. O indivíduo deve atender aos critérios de educação e outros fatores.

Programa Federal de Comércio Qualificado: para trabalhadores que são qualificados uma profissão especializada. O indivíduo deve ter um certificado de qualificação para a atividade pretendida.

Para saber mais sobre o Express Entry, clique aqui.

*Com a colaboração de Daiana Rodrigues Pereira

+ DESTAQUES