SAÚDE

Levanta e anda! Uma simples caminhada vai turbinar o seu cérebro

Andar três vezes por semana, além de melhorar o condicionamento físico, ajuda a memória e aumenta a capacidade de pensar

Por: Mario Augusto
Da redação | 20 de julho de 2022 - 17:54

A busca pela longevidade e o envelhecimento saudável são dois grandes desafios que movem a ciência moderna. Afinal, o que fazer para envelhecer com saúde?

Pesquisa recente, publicada na revista científica NeuroImage, comprova que uma simples caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, tem o poder de renovar a massa branca do cérebro.

A matéria branca, que exerce papel essencial nas conexões entre as células cerebrais, conectando os neurônios da massa cinzenta, ativando a capacidade de pensar e lembrar, se fortalece e se regenera quando as pessoas se exercitam.
Caminhada turbina o cérebro

Andar 3 vezes por semana melhora a memória e capacidade de pensar (Foto: Drazen Zigic/Freepik)

O estudo, coordenado pela neurocientista Agnieszka Z. Burzynskaa, diretora do laboratório do cérebro da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, analisou os efeitos do exercício aeróbico na plasticidade da substância branca em idosos sedentários, porém saudáveis.

Testes por um semestre

Durante seis meses, os pesquisadores acompanharam 247 idosos com idade média de 65 anos, sendo 68% mulheres. Após passarem por vários testes de aptidão física, habilidades cognitivas e exames de ressonância magnética para medir as características da substância branca no cérebro, os participantes foram divididos em três grupos.

Leia também:
■ Seca que atinge a Europa é a pior em 500 anos
■ Com novo visto, Portugal abre as portas para os brasileiros

O primeiro, de controle ativo, foi submetido a um programa supervisionado de exercícios leves com alongamentos e treinos de equilíbrio três vezes por semana.

O segundo grupo caminhou três vezes por semana em ritmo acelerado por cerca de 40 minutos. Além da intervenção da caminhada, os integrantes deste grupo receberam um suplemento nutricional contendo antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas, minerais e beta alanina para potencializar a aptidão cardiorrespiratória, aumentando a massa magra ou massa muscular dos participantes desse grupo.

E o último iniciou um programa de dança, realizando sessões, igualmente, três vezes por semana, para aprender as técnicas e a praticar novos passos.

Melhor para quem caminhou

Aqueles que participaram do grupo de caminhada mostraram cérebros e corpos mais saudáveis ​​depois de participar do programa por seis meses. Os pesquisadores descobriram ainda, em exames de ressonância magnética de seus cérebros, que a matéria branca também sofreu renovação. Além disso, tiveram melhor desempenho nos exames de memória.

Os pesquisadores acreditam que o grupo de dança não teve um desempenho tão bom quanto o grupo de caminhada porque eles passaram muito tempo em pé e parados no local, recebendo instruções do professor, ao contrário do grupo de caminhada, que se manteve em movimento durante todo o tempo.

O grupo cuja atividade era o alongamento bastante estagnado viu sua massa branca realmente encolher e teve um desempenho pior em alguns testes cognitivos.

+ DESTAQUES