CIÊNCIA

Brasilodon, primeiro mamífero do mundo, vivia onde hoje é o Brasil

Pesquisas indicam que a criatura viveu há 225 milhões de anos no extremo sul do país

Por: Lucas Saba
Da redação | 6 de setembro de 2022 - 17:56

A descoberta foi feita por pesquisadores do Museu de História Natural de Londres, que acreditam ter encontrado o primeiro mamífero do mundo: Brasilodon Quadrangulares. O animal levou esse nome por viver no extremo sul do continente, onde se situa o Brasil. A criatura tinha cerca de 20 centímetros de comprimento, andou pela Terra há 225 milhões de anos, ao mesmo tempo que muitos dinossauros, de acordo com pesquisadores britânicos e brasileiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre que auxiliaram na pesquisa.

Até pouco tempo atrás, o Morganucodon era considera o primeiro mamífero. Tinha um corpo pequeno, segundo os pesquisadores viveu há cerca de 205 milhões de anos. Os cientistas descobriram o Brasilodon através de fósseis de tecidos duros, como ossos e dentes que, apesar da janela temporal de milhões de anos, resistiram à ação do tempo.

Descoberto primeiro mamífero habitante da Terra: Brasilodon quadrangulares.

A descoberta foi publicada na revista cientifica britânica, Journal of Anatomy. Para Martha Richter, integrante do Museu de História Natural de Londres, o animal no primeiro momento se tratava de um réptil, porém depois dos exames ficou claro: era um mamífero.

“Se você pensar em répteis, eles têm muitos, muitos dentes substitutos diferentes ao longo de suas vidas, mas nós, mamíferos, temos apenas dois. Primeiro, os dentes de leite e depois a segunda dentição que substitui o conjunto original. Isso é o que define os mamíferos” conclui a pesquisadora.

 

Após examinarem os fósseis que viviam na região hoje situada no extremo sul do Brasil, a equipe de cientistas descobriu que os fósseis indicavam se tratar de um mamífero. Assim, corrigindo a informação que o Morganucodon seria o primeiro mamífero da terra.

Richter concluiu: “Este era um mamífero muito pequeno que provavelmente era um animal escavador. Viveu nas sombras dos dinossauros mais antigos que conhecemos desse período”.

Leia também:

+ DESTAQUES