Ex-primeiro-ministro britânico também recebeu quase 2 milhões por uma única palestra
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fez uma viagem aos Estados Unidos, paga pelo bilionário norte-americano, Rupert Murdoch. Johnson viajou para Montana, a convite de Murdoch, poucos dias depois de deixar a chefia do governo britânico.
Murdoch pagou as passagens, hospedagem e transporte interno nos Estados Unidos, para levar Johnson e dois assessores de Londres até seu rancho em Montana.
Poucos dias depois do encontro com Murdoch, Johnson fez uma palestra para os integrantes do Conselho de Agentes de Seguros dos Estados Unidos, em Colorado Springs. Por um discurso de apenas 30 minutos e uma sessão de perguntas de 45 minutos, ele recebeu 276.000 mil libras esterlinas, cerca de 2 milhões de reais.
Tanto a viagem a convite de Murdoch como a palestra em Colorado Springs constam do relatório que os membros do Parlamento britânico são obrigados a preencher, relacionado com convites, palestras pagas, presentes e outros benefícios.
Rupert Murdoch é dono de um conglomerado de mídia que inclui, entre outras publicações, o Wall Street Journal e o New York Post, nos Estados Unidos; o Sun e o Times, de Londres, além da Twentieth Century Fox.