Rede social quer mostrar "a vida como ela é", contra efeitos, montagens e poses
O aplicativo BeReal, que procura atrair os usuários do Instagram já soma mais de 4 milhões de usuários pelo mundo. Esqueça as poses ou a maquiagem, o aplicativo francês pretende expor a vida como ela é.
Voltado, principalmente, para o público universitário, atualmente é um dos mais baixados nas lojas de aplicativo. A rede social foi criada em 2020 e vem ganhando adeptos por todo o mundo, no Brasil a busca pela nova plataforma cresceu mais 30% nos últimos meses.
A ideia é capturar a pessoa e o ambiente em que ela está. Você adiciona uma legenda (ou não) e pronto: o post está na rede.
Leia também:
Os usuários podem postar as fotos em outros momentos, de menor instantaneidade e realismo, porém ficará com um selo de “atrasado” na publicação. Logo terá menor exposição e engajamento, isso porque a ideia da rede social é justamente a espontaneidade.
Assim como o começo do Facebook, a plataforma BeReal tem fácil acesso dentro das universidades. A rede social sem curtidas ou filtros tem atraído, especialmente, pessoas da geração Z. Na loja de aplicativos, BeReal apresenta-se com esse desafio: “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”.
A pergunta que fica para os especialistas é a seguinte: a nova plataforma terá vida longa? Ou terá o mesmo destino que aplicativos como: Snapchat e Clubhouse, que após meses de sucesso acabaram sendo absorvidos pelos gigantes Twitter, Instagram e Facebook.