INTERNACIONAL

Bancos do Reino Unido alertam para aumento nos golpes online

Oito em cada dez fraudes acontecem nas mídias sociais, mercados online e aplicativos de namoro. "Epidemia de golpes", diz representante do setor

Por: Lucas Saba
Da redação | 6 de maio de 2023 - 20:55

Os bancos do Reino Unido alertaram para um grande aumento nas fraudes realizadas por grupos que atuam nas diversas plataformas online. De acordo com um levantamento do banco britânico, Barclays, 77% são nas mídias sociais, mercados online e aplicativos de namoro. A TSB, outra instituição financeira britânica, aumentaram consideravelmente os casos de falsidade ideológica nas redes. A empresa também ressaltou que os golpes no WhatsApp triplicaram em um ano, enquanto as compras falsas no Facebook dobraram.

A TSB ressaltou: “houve um enorme pico de fraude em plataformas de propriedade da Meta, como WhatsApp e Facebook.” Um porta-voz da Meta disse à BBC que os golpes são “um problema de todo o setor”. Os golpistas estão usando métodos cada vez mais sofisticados para fraudar as pessoas de várias maneiras, incluindo e-mail, SMS e offline,” disse o funcionário da gigante da tecnologia.

Bancos golpes

Golpes digitais aumentam 77% e bancos fazem alerta. (Crédito: Unsplash)

Epidemia de golpes

Liz Ziegler, diretora de prevenção de fraudes do Lloyds Banking Group, disse que os bancos estão enfrentando uma “epidemia de golpes. Com mais de 70% começando com o contato por meio das principais plataformas de tecnologia, essas empresas devem ser responsabilizadas por interromper as fraudes na fonte e corrigir as coisas para as vítimas inocentes,” afirmou ela.

Enquanto isso, a TSB disse que 60% dos casos de golpe – quando um golpista vende um item que nunca pretende enviar ao comprador – acontecem no Facebook Marketplace, plataforma de negócios do grupo Meta. E dois terços dos casos de fraude de identidade estão acontecendo no WhatsApp. O banco ainda reforma que emitiu 2.650 reembolsos cobrindo esses casos somente em 2022.

De acordo com os números mais recentes da UK Finance, que representa o setor bancário e financeiro, 56% do valor total perdido em golpes foi devolvido aos clientes no primeiro semestre de 2022. Muitos bancos, incluindo NatWest, Lloyds e Barclays, assinaram o Código do Modelo de Reembolso Contingente, que visa devolver o dinheiro das vítimas em caso de esquema de pagamento autorizado.

Leia também:
Paris, a cidade mais perigosa no verão europeu
Metade dos americanos se preocupa com seus depósitos bancários

+ DESTAQUES