Iphone 14 não mudou os chips, mas tem melhoria em câmeras e uso de novas tecnologias de conexão de satélites
Geoffrey A. Fowler, do The Washington Post
Com Julia Castello, de São Paulo
A Apple lançou esta semana o novo Iphone, o Iphone 14. O novo celular promete imagens com melhor resolução e detalhes, além da conexão de satélites a quilômetros de distância e da novidade da tecnologia chamada de “Dynamic Island”. No Brasil, entretanto, o celular não poderá ser vendido, após a decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão suspendeu a venda de todos os smartphones da Apple comercializados sem carregador, não apenas para os modelos atuais, como também para futuros lançamentos.
Além da proibição de venda, a Apple foi multada em quase 12,3 milhões de reais e foi determinada a cassação do registro dos modelos sem carregador na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa já tinha sido advertida por diversos Procons pelo mesmo motivo. Há duas semanas, a Apple foi multada no Procon-RJ em 12,2 milhões de reais. Já em março do ano passado, o Procon-SP multou em 10,5 milhões de reais.
Modificações
Outra novidade é a troca do “notch” pelo “’Dynamic Island”. Já faz algum tempo que a Apple tem recebido críticas de seus usuários sobre a região superior do celular, onde se encontra a câmera e o sensor de Face ID. Este espaço, agora ao redor das câmeras, será ocupado pelo que chamaram de “Dynamic Island” que é uma bolha que sofre mudanças. Ela pode crescer ou diminuir de acordo com o aumento das notificações ou mesmo com uma música que está sendo tocada.
As câmeras também tiveram uma melhoria no novo iPhone. A câmera selfie frontal ganhou foco automático. Contudo, só a linha Pro, o iPhone 14 Pro, teve melhorias na câmera traseira. Ela agora pode tirar fotos com um sensor de 48 megapixels, acima do sensor de 12 megapixels usado há anos. Isso significa as fotos tem resolução muito mais alta, com mais detalhe.
Entretanto, segundo o The Washington Post, a melhoria da câmera da Apple ainda não pode competir com os 108 megapixels e as lentes telescópicas de zoom de concorrentes como a Samsung e de outros telefones do sistema Android. Para o veículo, que acompanhou o evento de lançamento, a melhor novidade sobre o iPhone 14 é que a Apple não aumentou o preço do novo celular nos EUA, em relação ao iPhone 13.