Parte dos leitores demonstram baixo nível de confiança em relação à mídia e veem intenção de distorcer
Uma pesquisa do instituto Gallup, em parceria com a Knight Foundation, revelou que 50% dos americanos acreditam que as empresas de notícias pretendem enganar, desinformar ou persuadir o público a adotar um determinado ponto de vista por meio de suas reportagens.
Os pesquisadores perguntaram: “Você concorda com a afirmação de que as organizações de notícias nacionais não pretendem enganar o público?”. Cinquenta por cento dos entrevistados discordaram dessa proposição, colocando em dúvida a isenção dos veículos de imprensa. Apenas 25% dos entrevistados disseram que as empresas de notícias não pretendem enganar a opinião pública.
Reforçando a descrença, 52% dos americanos acreditam que os veículos de notícias nacionais não se preocupam com os interesses de seus leitores, telespectadores e ouvintes. Apenas 23% acreditam que os jornalistas agem para defender os interesses do público. A pesquisa levou em conta os veículos impressos, digitais, rádio e televisão.
“Isso foi muito impressionante para nós”, admite Sarah Fioroni, consultora da Gallup. Ela acredita que as descobertas mostraram uma profunda desconfiança e ressentimento do público em relação aos veículos de imprensa nos Estados Unidos. Impressões que, segundo ela, vão além dos fundamentos e processos do jornalismo.
Ir além da notícia
A pesquisa sugere que os jornalistas precisam ir além de enfatizar a transparência e a precisão para mostrar o impacto de suas reportagens sobre o público.
“Os americanos não parecem pensar que as organizações nacionais de notícias se preocupam com o impacto geral de suas reportagens na sociedade”, afirma John Sands, diretor de mídia e democracia da Knight Foundation, organização sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão e o aprimoramento dos veículos de comunicação.
Um outro recorte interessante diz respeito à percepção do público de acordo com as opções políticas. A pesquisa mostrou que os democratas confiam mais nas notícias divulgadas pela imprensa do que os republicanos. Nos últimos cinco anos, o nível de desconfiança aumentou particularmente entre os independentes. No geral, 55% dos entrevistados disseram que havia um grande viés político na cobertura, em comparação com 45% em 2017.
Considerando os veículos que as pessoas mais usam para se informar, 58% responderam que é a internet (online), 31% se informam através da televisão, 7% ouvem rádio e 3% mencionaram jornais ou revistas impressas. Para os membros da Geração Z, com idade entre 18 e 25 anos, 88% disseram que obtêm suas notícias online.
A pesquisa entrevistou 5.593 americanos com 18 anos ou mais, entre os dias 31 de maio e 21 de julho de 2022.