ECONOMIA
Associated Press

Ameaça de recessão atrapalha planos de Biden

Economia norte-americana só deve se recuperar em 2025, segundo técnicos do banco central

Por: Carlos Taquari
Da redação | 12 de abril de 2023 - 19:56
Associated Press

Os Estados Unidos poderão enfrentar uma recessão econômica neste ano, de acordo com previsões de técnicos do Federal Reserve, o banco central do país. Segundo os especialistas, a economia norte-americana só deve alcançar um grau adequado de recuperação em 2025. Os dados foram apresentados durante conferência do presidente do FED, Jerome Powell, em Washington.

Para este ano, os técnicos também preveem um aumento no desemprego, o que vai agravar ainda mais a situação econômica, devendo arrastar o país para a retração.

A previsão anterior dos especialistas do FED, feita em Março, apontava para um crescimento do PIB de apenas 0,4%, índice bastante baixo, que pode cair facilmente para a retração econômica.

Além da baixa atividade econômica em alguns setores, os técnicos apontam a quebra de dois bancos, o Silicon Valley e o Signature, além do resgate emergencial do First Republic, como fatores importantes, que contribuíram para a perspectiva de contração da economia.

A possibilidade de um PIB negativo é uma notícia preocupante para o presidente Joe Biden, que decidiu tentar a reeleição e teria de enfrentar as críticas dos republicanos. A oposição certamente iria atribuir a recessão à política econômica do atual governo, uma acusação da qual ele teria dificuldades para se livrar. Fatores externos, como a guerra na Ucrânia, não seriam levados em conta pela oposição republicana.

+ DESTAQUES