TECNOLOGIA

90% de todo o conteúdo online poderá ser feito pela Inteligência Artificial

Para especialistas o Google , Microsoft e Apple vão liderar essa transformação para um novo ambiente digital

Por: Lucas Saba
Da redação | 16 de janeiro de 2023 - 21:55

A Alphabet, controladora do Google, Microsoft e Apple estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de produzir 90% de todo o conteúdo dos portais, sem qualquer ajuda humana. Esse tipo de ferramenta é conhecida como: IA generativa, ou seja, uma inteligência que consegue criar informações sozinha. As mais famosas são: ChatGPT da OpenAI. Ambas são capazes de desenvolver conteúdo digital para alimentar quase toda a internet.

Para Nina Schick, consultora, palestrante e líder da IA ​​no Yahoo Finance Live, isso não está longe de se tornar realidade. “Acho que podemos atingir 90% do conteúdo online gerado por IA até 2025, então essa tecnologia é exponencial. Acredito que a maior parte do conteúdo digital vai começar a ser produzida por IA. Você vê o ChatGPT… mas há toda uma infinidade de outras plataformas e aplicativos que estão surgindo”, disse ela.

IA 2025

Inteligência Artificial pode produzir quase todo o conteúdo da internet nos próximos anos. (Crédito: Pexels)

O aumento do interesse no ChatGPT e na OpenAI facilitou uma ampla discussão pública sobre IA e seu papel em expansão no mundo, particularmente IA generativa. “O ChatGPT realmente capturou a imaginação do público de uma forma extremamente atraente, mas acho que em alguns meses, o Chat será visto apenas como outra ferramenta alimentada por essa nova forma de IA, conhecida como IA generativa”, afirma Schick.

A ideia é que a Inteligência artificial generativa consiga produzir um material até então exclusivo da criatividade humana. A tecnologia poderá criar em todas as mídias, texto, vídeo, áudio, imagens – todo meio digital pode ser alimentado por ela. A descoberta vem ganhando força nos últimos meses, porém estará na sua plenitude apenas em 2025 segundo os pesquisadores.

Embora muito tenha sido dito sobre até que ponto a IA generativa pode ou não representar uma ameaça existencial ao domínio de busca do Google, Schick disse que espera ver o Google competir em vez de murchar.

“Tem havido muito debate sobre se o OpenAI é uma ameaça existencial para o Google – o fato de a Microsoft ser um investidor no OpenAI, o fato de que o ChatGPT será integrado ao Bing, se isso vai desafiar o domínio do Google”. disse Schick. “Embora seja uma história fantástica, não há dúvida de que o Google está desenvolvendo suas próprias ferramentas de IA generativas com a quantidade de dados que eles têm, a quantidade de dados que eles têm”.

Enquanto isso, a Microsoft já investiu US$ 1 bilhão na IA generativa, e fala-se em mais investimentos da gigante da tecnologia corporativa, proprietária do mecanismo de busca Bing. A empresa pretende investir outros US$ 10 bilhões na tecnologia nos próximos anos.

Leia também:
A ilusão do prêmio bilionário na loteria dos Estados Unidos
Telescópio Espacial James Webb fotografa berçário de estrelas

+ DESTAQUES