SAÚDE

Dez dicas para ajudar a viver melhor em 2023

Dez médicos norte-americanos auxiliam com dicas de alimentação e cuidados para uma vida mais saudável

Da redação | 26 de dezembro de 2022 - 21:55

The Washington Post

Quais são as perguntas mais frequentes que as pessoas fazem aos médicos, durante as consultas? O jornal Washington Post ouviu dez especialistas para saber quais são as maiores preocupações quando se trata de alimentação, sono, bem-estar geral, e outros cuidados para se ter uma vida mais saudável. Além das respostas os especialistas também forneceram dicas para as pessoas viverem melhor no próximo ano.

1. De quanta vitamina D precisamos?

Dr. JoAnn E. Manson 

A grande maioria das pessoas está obtendo toda a vitamina D de que precisa por meio da alimentação e do Sol. É necessário que você gaste dinheiro com o suplemento? Para a maioria dos adultos saudáveis, a resposta é NÃO. Precisamos apenas de quantidades pequenas a moderadas da vitamina, e mais não é necessariamente melhor.

2. Quais tratamentos funcionam para mulheres com queda de cabelo?

Dra. Jennifer N. Choi

Minoxidil tópico é o tratamento para a causa mais comum de queda de cabelo em mulheres: alopecia androgenética feminina (AGA). Caso tenha notado queda de cabelo, o primeiro passo a seguir é obter um diagnóstico de um clínico geral ou dermatologista, que pode fazer uma biópsia do couro cabeludo e solicitar exames de sangue para procurar possíveis causas, como anemia ou distúrbios da tireoide. Se a sua queda de cabelo foi gradual e começou a crescer nas laterais, com a linha frontal do cabelo ainda intacta, você provavelmente tem calvície.

3. As saladas são realmente boas?

Doutor, Robert H. Lustig

A salada geralmente é um alimento saudável, mas apenas se adicionar a combinação certa de ingredientes e ficar longe de molhos prontos, comprados em mercados. O tipo de verduras que escolhe não importa muito. O principal benefício das verduras para a saúde é a fibra. As saladas geralmente são embaladas com fibras, que são realmente o alimento para o microbioma, os trilhões de bactérias que vivem em seu intestino e a chave para a saúde metabólica.

10 dicas

Médicos incentivam atividade física e boa alimentação. (Crédito: Pexels)

Para fazer um ótimo molho caseiro, concentre-se em ingredientes como: azeite extra virgem, vinagre, mostarda, ervas, especiarias e sucos cítricos com baixo teor de açúcar (limão, lima, toranja).

4. Por que fico com sono à tarde pós almoço?

Dra. Lydia Kang

Sentir-se lento após o almoço é muito comum. O “mergulho da tarde”, como às vezes é chamado, refere-se àquelas horas entre 14h e 17h. Pode haver uma infinidade de razões para isso acontecer, incluindo muito pouco sono à noite ou condições médicas, como apneia obstrutiva do sono, anemia e distúrbios da tireoide. Faça um almoço cheio de vegetais, que são ricos em fibras e podem ajudar a regular o açúcar no sangue. Evite consumir uma grande porção de proteína animal e gordura. Tente comer carboidratos complexos, como grãos integrais e legumes, e evite carboidratos simples, incluindo bebidas açucaradas e massas brancas. Uma caminhada rápida, de preferência ao ar livre, também pode ajudar.

5. Por que urino tanto à noite?

Dr. Petar Bajic

A micção noturna, também conhecida como noctúria, pode afetar homens e mulheres em qualquer idade. As causas mais comuns são benignas, embora a noctúria também possa ser desencadeada por certas condições de saúde e medicamentos. A apnéia do sono pode ser uma causa subjacente. A noctúria também pode ser um sinal de alerta para outras condições de saúde, como diabetes, insuficiência cardíaca, infecções do trato urinário e bexiga hiperativa, bem como uma reação a alguns medicamentos, incluindo aqueles usados ​​para tratar hipertensão e problemas renais. Às vezes, está relacionado a outros problemas de sono, como insônia.

6. A maconha é tão ruim quanto o álcool?

Dra. Salomeh Keyhani

Do ponto de vista médico, não existe um nível de consumo de álcool que seja totalmente seguro, pois estudos mostram danos mesmo com o consumo leve. Em relação à cannabis, ainda não temos certeza se existe um nível seguro de uso, mas, em geral, os cientistas consideram o uso frequente e com alto teor de THC muito arriscado.

7. Por que me contorço antes de adormecer?

Dr. Mark Wu

Ao cair no sono, uma pessoa pode sentir uma contração que a acorda de repente. Esses espasmos – conhecidos como espasmos hipnóticos ou início do sono – envolvem breves contrações de um ou vários músculos e podem ser acompanhados por outras sensações, como a sensação de queda. Os humanos não são os únicos que os experimentam: os cães também se contorcem quando adormecem. Essas experiências são bastante comuns e raramente são motivo de preocupação. Eles podem ser provocados por estresse, privação de sono e uso excessivo de cafeína.

8. A proteína animal é mais fácil de absorver do que a proteína vegetal?

Dr. Walter Willett

As proteínas dos alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, tendem a ser mais facilmente absorvidas do que as de origem vegetal, como nozes, feijões e grãos. Isso se deve em parte aos revestimentos fibrosos que ajudam a proteger as plantas de insetos e doenças, e esse escudo também pode reduzir a taxa de digestão. Mas esta não é uma razão para escolher proteínas animais em vez de proteínas vegetais. A diferença na absorção é menor, normalmente cerca de 10 a 20% menor nas plantas do que nos animais, e só seria uma preocupação se nossas dietas mal tivessem proteína suficiente para atender às necessidades.

9. Qual é a melhor maneira de se livrar dos cravos?

Dra. Jenna C. Lester

Embora seja tentador, espremer cravos com os dedos não é uma boa ideia. Isso pode causar trauma na pele e levar a hiperpigmentação ou cicatrizes. Nas farmácias existem uma serie de tratamentos para todos os tipos de cravos e preços também variados.

10. O que acontece se beber muita água?

Dr. Joseph G. Verbalis

O resultado mais provável é apenas que você vai urinar com mais frequência para se livrar do excesso de água. Os rins normais podem liberar até um litro de líquido a cada hora. Se você beber mais do que isso, reterá o excesso de água em seu corpo, o que causa uma condição conhecida como hiponatremia e pode ser prejudicial à saúde. O ponto básico é esse: se sentir sede, beba o que o organismo pedir, mas sem excessos.

+ DESTAQUES