Robô criado pela Tesla promete substituir trabalho humano

Elon Musk vai apresentar a novidade em evento nesta sexta-feira (30)

Da redação | 4 de outubro de 2022 - 11:29
Faiz Siddiqui,
Do Washington Post

O CEO da empresa de tecnologia Tesla, Elon Musk, apresentou na semana passada (30/09) um robô desenvolvido para substituir alguns tipos de trabalho humano. O robô, apelidado de “Optimus”, tem cerca de 1,5 metros e segundo a empresa é “amigável”, o que não apresentaria risco para nenhuma pessoa, assegura a empresa. Ele foi projetado para ajudar em tarefas repetitivas e inaugurar um futuro em que o trabalho físico seria uma escolha.

Optimus, o bot do Tesla, em imagem do evento de lançamento da empresa. (Foto: Tesla)

Durante anos, empresas como Amazon e Google trabalharam para criar robôs capazes de se mover, pegar ou trabalhar em itens com garras ou mãos mecanizadas. Agora, o ciborgue da Tesla faz parte do esforço de longo prazo da empresa para introduzir uma nova era de automação, na qual os algoritmos de computador conseguem tomar decisões humanas e avançam seu conhecimento para além do que foi programado, independentemente do controle humano.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Consequências

À medida em que os Estados Unidos lidam com a escassez de trabalhadores, que deixou uma grande porcentagem de empregos na indústria não preenchidos, as empresas estão sonhando com novas maneiras de automatizar o trabalho anteriormente realizado por humanos. Os esforços enfrentaram críticas do trabalho organizado, mas também conquistaram aceitação quando podem melhorar a segurança do trabalhador e abrir novas oportunidades.

De acordo com o sócio-gerente da Loup Ventures, Gene Munster, se isso se concretizar, a “Optimus” pode inicialmente interromper os empregos de fabricação que representam cerca de 10% da mão de obra dos Estados Unidos, ou 500 bilhões de dólares em salários anuais, o que equivale a cerca 2,5 trilhões de reais.

Críticas

Contudo, especialistas têm expressado dúvidas de que a Tesla poderia construir um robô funcional e capaz para as tarefas prometidas, em breve. Ainda não se sabe de detalhes do bot ou de suas capacidades, além do que a empresa demonstrou em sua apresentação no ano passado.

Musk é conhecido por prometer demais e já sofreu diversas críticas das invenções da empresa nas redes sociais. Em 2019, a Tesla anunciou sua picape “Cybertruck” com janelas inquebráveis, que quebraram no palco durante o lançamento.

+ DESTAQUES