As luzes da Torre poderão ser apagadas por causa da crise de energia, mas por pouco tempo
A prefeitura de Paris vai propor que as luzes da Torre Eiffel sejam apagadas durante uma hora, a cada noite, para colaborar com a campanha do governo para reduzir o consumo de energia na França. A proposta será apresentada nesta semana ao Conselho Municipal.
As luzes da torre são acesas todas as noites, assim que escurece, o que varia de acordo com a época do ano. A iluminação passou a fazer parte do skyline da cidade, um espetáculo admirado por milhões de pessoas de todo o mundo. As luzes também piscam durante cinco minutos, para assinalar a passagem das horas.
O sistema de iluminação da torre é composto por 20 mil lâmpadas. A prefeitura da cidade entende que, no momento em que o governo pede a todos os franceses que reduzam o consumo de energia, não custa desligar o sistema da torre durante uma hora, a fim de contribuir para a campanha. Na quinta-feira da semana passada, a torre ficou às escuras, excepcionalmente, para homenagear a Rainha Elizabeth II.
Inaugurada em 1889, a torre atrai milhões de visitantes, todos os anos. Após o início da Pandemia, em 2020, o acesso ficou fechado, mas neste ano as visitas foram retomadas, com uma média de 20 mil turistas por dia.