Cinco anos após deixar o poder, o ex-presidente retorna pela segunda vez à sede do governo
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acompanhado de Michelle Obama, esteve na Casa Branca, nesta quarta-feira, para inaugurar os retratos oficiais dele e da ex-primeira-dama. Obama foi bastante aplaudido ao entrar na sala do evento, ao lado do presidente Joe Biden.
A tradição da inauguração oficial dos retratos foi interrompida durante o governo do ex-presidente Donald Trump, que mantem sérias divergências com Obama. Mas agora foi retomada pelo presidente Joe Biden, que foi vice-presidente no governo Obama.
Esta foi a segunda visita de Obama à Casa Branca, desde que deixou o governo, em 2017. Em abril, ele esteve na sede do governo para participar de cerimônia comemorativa do décimo-segundo aniversário de lançamento do programa de saúde, conhecido como Obamacare, que garantiu o acesso aos planos de saúde para cerca de 20 milhões de norte-americanos.
A exposição dos retratos oficiais na Casa Branca é uma tradição que vem desde o século 18, após o final do mandato dos primeiros presidentes eleitos. George Washington, o primeiro presidente, foi eleito em 1789.
Leia também: