GUERRA
A maior usina nuclear da Europa passa por vistoria (Foto: Pexels)

Inspetores da ONU permanecem em usina na Ucrânia

Especialistas prosseguem com a missão em meio a temor de bombardeio na região

Da redação | 1 de setembro de 2022 - 12:29
A maior usina nuclear da Europa passa por vistoria (Foto: Pexels)

A missão da Organização das Nações Unidas continua na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa e que sofre com bombardeios entre Rússia e Ucrânia. Catorze especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foram escalados para fazer a inspeção.  Seis inspetores permanecem no local e devem partir no próximo domingo ou segunda-feira. Dois deles vão continuar de forma permanente.

De acordo com o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, “é evidente que a integridade física da usina foi violada em várias ocasiões”. Mas admitiu que ainda faltam elementos para avaliação.

Usina de Zaporizhyzhya

A maior usina nuclear da Europa é inspecionada pela ONU (foto: captura de vídeo Youtube)

A equipe do órgão de vigilância nuclear da ONU chegou na quinta-feira à usina, controlada pela Rússia, no sul da Ucrânia. Eles informaram que avaliariam o estado dos equipamentos da central nuclear e conversariam com trabalhadores ucranianos, agora sob comando russo.

As tentativas da delegação de chegar ao complexo foram adiadas por causa dos bombardeios na região, que tanto Rússia quanto Ucrânia negam responsabilidade.

Os confrontos no entorno da usina se intensificaram nas últimas semanas, com a Rússia e a Ucrânia acusando-se mutuamente pelos ataques.

Há preocupações com a segurança da instalação, que precisa de uma fonte de energia ativa permanentemente, para evitar vazamentos de radiação, como ocorreu na tragédia de Chernobyl, também na Ucrânia, em 1986.

A maior usina nuclear da Europa passa por vistoria (Foto: Pexels)

+ DESTAQUES