Críticos do governador defendem estudante e alegam que falta transparência a DeSantis
Após o sucesso da sua conta no Twitter que rastreava voos do bilionário Elon Musk e outras celebridades, como as irmãs Kardashian, Jack Sweeney criou um novo perfil:@DeSantisJet. Agora, o estudante de Tecnologia da Informação, na Universidade da Flórida Central, compartilhou a viagem de ida e volta do governador da Flórida, Ron DeSantis, no dia 17 de maio, em seu jatinho particular de nove lugares.
A nova conta de rastreio tem chamado atenção da imprensa, já que o governador assinou um projeto de lei que lhe permite redigir seus registros de viagens em aviões estaduais e privados do registro público. O projeto foi realizado pouco antes das especulações de sua campanha presidencial em 2024. Durante uma coletiva ele afirmou que a medida tinha sido tomada por motivos de segurança.
Flew from Orlando, Florida, US to Tallahassee, Florida, US 24 hours ago.
Apx. flt. time 44 Mins. pic.twitter.com/AIFOgLblKJ— Ron DeSantis's jet (Tracking) (@DeSantisJet) May 24, 2023
Falta de transparência
Entretanto, os críticos argumentam que a lei é mais sobre a eliminação da transparência do governo na véspera da candidatura de DeSantis à Casa Branca. Na semana passada, o New York Times informou que DeSantis está contando com uma rede de jatos de doadores para transportá-lo pelo país. Atualmente, esses registros são amplamente protegidos da imprensa e dos cidadãos no geral.
Em seu perfil, Sweeney afirmou que rastreia especificamente um único jato de propriedade do estado e não outros em que DeSantis possa ter viajado. “Se soubermos desses voos, eles também serão compartilhados aqui”, afirmou o estudante. Em entrevista exclusiva ao Portal Planeta Cultura, afirmou que tudo começou sem um interesse específico. “Meu objetivo inicial era apenas compartilhar as informações que eu gerei e encontrar pessoas que pudessem se interessar”, conta.
Polêmicas
Entretanto, suas contas ganharam uma proporção global, que ele mesmo afirmou que não imaginava. No ano passado, o perfil @ElonJet, atraiu a ira do próprio Musk, que suspendeu a conta e as dos jornalistas que a cobriam. Além disso, o bilionário, ameaçou Sweeney com ação legal e como dono do Twitter, a anunciar banimentos de qualquer conta com ” informações de localização em tempo real de qualquer pessoa ”.