No ano passado, o país já recebeu mais de 64 milhões de euros do bloco para ajudar a enfrentar a estiagem
O governo espanhol solicitou o envio de fundos de emergência da Comissão Europeia para ajudar os agricultores depois que eles foram atingidos por uma seca histórica que vem destruindo grande parte das plantações. O ministro da Agricultura da Espanha, Luis Planas, pediu ao secretario europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, ajuda para os 890 mil produtores agrícolas do país. “Estamos perante de uma situação excepcional que exige uma resposta rápida da Comissão Europeia”, disse Planas. A reserva de crise da UE, destinada a socorrer possíveis contratempos nos mercados agrícolas do bloco, é superior a 450 milhões de euros.
A Espanha já recebeu mais de 64 milhões de euros em 2022 da reserva de crise agrícola da UE para ajudar no aumento do custo das matérias-primas, como fertilizantes e defensivos agrícolas, resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia. Madri também anunciou um pacote de incentivos fiscais para os agricultores espanhóis, incluindo uma redução de 25% no imposto de renda, que deve beneficiar 800 mil pessoas.
Cerca de 27% do território espanhol está passando por secas classificadas como “emergência”, de acordo com o ministério da Transição Ecológica. Os reservatórios de água estão com apenas 50% da capacidade. A falta de água obrigou muitos agricultores a renunciar ao plantio de Primavera, especialmente cereais e oleaginosas.
Na região agrícola mais importante da Espanha, a Andaluzia, a situação é muito pior. A Bacia do Rio Guadalquivir está com 25% de sua capacidade e os agricultores da região tiveram seu subsídio de água para irrigação reduzido em até 90% em alguns casos.
De acordo com a Coag, o principal sindicato dos agricultores, 60% das terras agrícolas espanholas estão atualmente sufocadas pela falta de chuvas, que já causaram danos irreversíveis a 3,5 milhões de hectares de cereais.
A agência meteorológica estatal espanhola previu que as temperaturas subirão em todo o país nos próximos dias. A Espanha é o maior exportador de azeite e um importante produtor de frutas e legumes. A seca já elevou os preços do azeite espanhol a níveis recordes.